| Mobile Time Latinoamérica | O mercado de smartphones na América Latina registrou um crescimento de 15% em 2024, atingindo o recorde de 137 milhões de unidades enviadas ao varejo, segundo a última pesquisa da Canalys, agora parte da Omdia. Esse crescimento foi impulsionado pela recuperação na demanda por dispositivos, estimulada por um ciclo de substituição e pelas estratégias comerciais dos fabricantes.

A Samsung manteve sua liderança na região, com um crescimento de 12% nos envios, totalizando 42,9 milhões de unidades. A Motorola permaneceu em segundo lugar, apesar de uma queda anual de 4%, com 22,8 milhões de unidades enviadas.

Já a Xiaomi registrou um crescimento de 20%, chegando a 22,7 milhões de unidades e se aproximando cada vez mais da Motorola. A TRANSSION consolidou sua quarta posição com um aumento de 40% e 12,8 milhões de unidades enviadas. A Honor entrou pela primeira vez no top cinco, com um crescimento de 79%, impulsionado por sua expansão na América Central, onde registrou um aumento superior a 200% em relação ao ano anterior.

Foco em preços acessíveis

Para Miguel Pérez, analista sênior da Canalys, o marco histórico de 137 milhões de unidades enviadas para a região pode dar a impressão de que, em 2024, todos os participantes do mercado de smartphones saíram ganhando.

Nesse sentido, fabricantes emergentes como Xiaomi, TRANSSION, HONOR, OPPO e realme alcançaram recordes de envio, estimulando a demanda e aumentando a competitividade do mercado, especialmente no segmento de dispositivos abaixo de US$ 300, que representou 72% do total de vendas no ano.

Pérez destacou que a principal característica do mercado latino-americano em 2024 foi a batalha pela participação em volume de unidades enviadas. Fabricantes tradicionais como Samsung e Motorola lutaram para recuperar espaço diante das marcas chinesas, como Xiaomi e TRANSSION, que consolidaram sua presença na região e ganharam participação de mercado dos players históricos. Isso levou o segmento de dispositivos abaixo de US$ 200 a se tornar o mais disputado, registrando um crescimento de 94% em unidades enviadas em comparação com 2023.

Para 2025, a Canalys prevê uma leve redução de 1% no mercado de smartphones na América Latina.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!