Os rumores de que o serviço de streaming de música Spotify entraria no Brasil estavam corretos. A empresa vai contratar em um primeiro momento pelo menos nove pessoas para seu escritório brasileiro, que será localizado em São Paulo. A descrição das vagas está no site da empresa, misturadas àquelas de outros mercados. A Spotify quer contratar no Brasil um executivo para comandar o marketing junto ao consumidor final; um diretor de vendas de anúncios; um gerente de parcerias; um contador sênior; um planejador de vendas; dois gerentes de conta e dois gerentes de tráfego. Paralelamente, está no Brasil a executiva Laura Hicks, da área jurídica do Spotify, realizando diversas reuniões com possíveis parceiros. Ainda não há previsão de quando o serviço entrará em operação no País, mas acredita-se que seja questão de meses.

Na opinião de fontes do mercado, a abertura de nove vagas demonstra o peso que o Spotify deposita na operação brasileira, enquanto os concorrentes diretos não têm tanta gente trabalhando em seus escritórios no País.

Análise

O Spotify oferece  streaming de música pela web e pelo celular a partir do pagamento de uma assinatura mensal. A empresa chega ao Brasil em um momento interessante: as redes 4G estão finalmente saindo do papel e seus concorrentes diretos, Rdio e Deezer, já contribuíram bastante no processo de educação do consumidor brasileiro sobre o funcionamento do serviço. Entretanto, o Brasil ainda está longe de ser um país maduro para receber tal serviço. Muito ainda precisa ser feito em termos de divulgação, pois envolve a mudança de hábito dos ouvintes.

A dúvida é se o Spotify firmará parceria com alguma operadora móvel brasileira para reduzir o custo de transmissão de dados para seus assinantes. No exterior, a empresa fez acordos desse tipo com a alemã Deustche Telekom e com a Orange na Suíça.

Em agosto do ano passado, MOBILE TIME publicou matéria sobre a iminente chegada de novos players de streaming de música no Brasil, como Deezer e Spotify.

 

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