A pandemia diminuiu a circulação de carros nas grandes cidades, mas não freou os planos de expansão da ConectCar (Android, iOS). Mais do que a entrega de um adesivo para pagamento automático de pedágios e estacionamentos, a empresa está transformando o automóvel em uma carteira para pagamentos sem contato. E quer transformar seu aplicativo em um superapp para serviços relacionados ao automóvel e à jornada do motorista, diz seu CEO, Felix Cardamone, em entrevista para Mobile Time.
Dentro do aplicativo da ConectCar, além de acompanhar o extrato de pagamentos automáticos feitos com o adesivo, o usuário tem acesso a diversos serviços, como pagamento de IPVA e de multas de trânsito; geração e envio automático de PDF para reembolso de gastos com estacionamento e pedágio; pagamento do Tembici; reserva de vaga em estacionamentos conveniados; dentre outros. “Estamos expandindo os serviços. Queremos ser o superapp do carro e do motorista”, afirma Cardamone.
A novidade mais recente é o pagamento automático no drive-thru da rede Burger King. Ou seja, o carro virou um meio de pagamento sem contato no lugar do cartão de crédito físico.
A empresa tem hoje 1 milhão de clientes habilitados. Dentre os que usam o adesivo mensalmente, 95% acessam o aplicativo.
B2B
A ConectCar também aposta em parcerias B2B. Os carros da locadora digital Turbi, por exemplo, vêm com adesivo da ConectCar, assim como todos os 200 mil automóveis da Localiza. Foi feito também um acordo para incluir o adesivo em todos os carros que same de fábrica da Stellantis (fusão entre FCA e PSA) e nos caminhões da Volkswagen. E a Porto Seguro adotou o serviço da ConectCar em um modelo white label, em que a marca apresentada ao consumidor final é a da seguradora, mas tudo o que está por trás é gerido pela ConectCar.
Para o desenvolvimento desses novos serviços dentro do app e de tantas parcerias com outras empresas, a ConectCar precisou redesenhar sua plataforma tecnológica, agora baseada em APIs, para que ganhasse flexibilidade e escalabilidade, relata Cardamone.
“O mercado de mobilidade é um mar aberto. Tem car sharing, aluguel de longo prazo, carro elétrico, 5G… E cada montadora querendo achar seu espaço para fidelizar o cliente. Quando desenhamos a plataforma tecnológica, optamos pela abertura com APIs, pois ter flexibilidade era essencial em um cenário em que não se sabia ainda para onde o mercado estava indo”, explica.
Democratização
Há também muito trabalho a ser feito para expandir a base de usuários de adesivos de pagamento automático. Do total de 43 milhões de veículos automotivos em circulação no Brasil, estima-se que haja cerca de 7 milhões com adesivos para pagamento automático.
“Há um espaço muito grande para crescer. E queremos que experiência seja fluida e digital”, diz o executivo. Ele destaca que a pandemia realçou um atributo do serviço: o fato de ser um pagamento sem contato, o que reduz o risco de contaminação pelo novo coronavírus. Além disso, em todas as novas concessões de rodovias e nas renovações das antigas está sendo incluída a oferta de um desconto de 5% para quem pagar automaticamente.
Pandemia
Durante a pandemia, a queda no uso de pagamento automático em estacionamentos chegou a 90% em algumas épocas, mas foi se recuperando ao longo do segundo semestre, relata o executivo. E os pagamentos em pedágios por veículos pesados sofreram uma pequena queda no começo, mas depois ficaram estáveis.
Nas rodovias, em fevereiro deste ano, somando veículos de carga e de passeio, houve aumento de 4% em transações e de 7% no tíquete médio, na comparação com o mesmo mês de 2020, informa a empresa.
Na venda dos adesivos, vem ganhando força os canais digitais, enquanto a comercialização através de lojas físicas perdeu participação, caindo de 45% em 2019 para 25% em 2020. Em fevereiro deste ano, as vendas em lojas físicas representaram apenas 22%.