Em 2020, o mercado brasileiro registrou aumento de 81% nas vendas de pulseiras e relógios inteligentes na comparação com 2019. Ao todo, foram vendidos 1,4 milhão desses vestíveis. Os fones de ouvido “truly wireless”, com alguma conexão com Internet, também tiveram um resultado positivo. Foram vendidos 570 mil fones no ano passado, aumento de 284% na comparação com o ano anterior. Os dados são da IDC Brasil. Ao somar as duas categorias, a empresa de inteligência de mercado calculou uma receita de R$ 2,24 bilhões.
De trimestre em trimestre
De acordo com a IDC, o bom desempenho de vendas começou no primeiro trimestre de 2020, quando foram comercializados mais de 319 mil pulseiras e relógios inteligentes, e 113, 34 mil fones de ouvido truly wireless. Neste período, o crescimento ano a ano foi de 266% e 312%, respectivamente. Quando boa parte do comércio fechou no segundo trimestre, as vendas diminuíram, mas, comparadas a 2019, continuaram em alta. Entre abril e junho, foram vendidos 209,98 mil fitbands e smartwatches, crescimento de 21%, e 74,68 mil fones de ouvido, alta de 308%.
Os recordes históricos de venda prosseguiram até o quarto trimestre de 2020. Para Renato Murari de Meireles, analista de pesquisa e consultoria em Mobile Phones & Devices da IDC Brasil, a pandemia do novo coronavírus teria sido um propulsor de vendas por serem aparelhos que monitoram a saúde do usuário e as atividades físicas. Entre julho e setembro, foram vendidas 335,87 mil pulseiras e relógios inteligentes – registrando alta de 24%. No quarto trimestre foram pouco mais de 530 mil, com crescimento de 122%.
Com os fones de ouvido sem fio o mercado registrou um número ainda mais significativo. No terceiro trimestre de 2020 foram vendidos aproximadamente 143,12 mil dispositivos, alta de 326% em relação ao mesmo período de 2019, e no quarto trimestre foram mais 238,64 mil, alta de 246%.
Entre as justificativas para o aumento estão o home office, as videoconferências e as aulas online. Meireles também apontou para os novos players que chegaram ao mercado brasileiro, aumentando a competitividade.
Tíquete médio
A competição fez também com que os preços caíssem, em especial, no quarto trimestre. O tíquete médio de relógios e pulseiras passou de R$ 1.507 no terceiro trimestre para R$1.199 no último trimestre de 2020. E os fones de ouvido sem fio saíram de R$ 814 para R$ 710. A previsão da IDC Brasil é que os preços continuem em queda.
Vale lembrar que na última segunda-feira (22), a IDC Brasil apresentou os números do mercado de celulares, que teve aumento de 16% em receita, mas registrou queda de 8% em unidades no ano passado.