Estimular vendedores de diferentes varejistas para que ofertem produtos atrelados a uma empresa é sempre um desafio. Existem os prêmios – de garrafas de água a televisões gigantes –, mas depois da terceira cafeteira o vendedor já não sabe mais o que fazer com os brindes. Pensando em estimular esses profissionais, a Incentive.me – startup de tecnologia para gestão de campanhas de incentivo de vendas – desenvolveu o aplicativo Incentivendas para conectar vendedores à empresa e a suas ofertas de incentivo de comercialização. Em 2017, a Oi foi a primeira cliente a fazer uma série de campanhas para venda de planos e outros produtos relacionados à telefonia móvel. Com o app, os vendedores acumulam pontos dentro de uma carteira digital e trocam por bonificações que podem ser em forma de dinheiro, gift-cards, cartão de débito e pagamento de boletos e faturas.
Com o app Incentivendas, o novo programa de incentivo, a Oi passou a entregar pontos diariamente e não mais somente no final do mês. Desde 2017, a operadora já premiou mais de 20 mil pessoas espalhadas em 4 mil pontos de vendas (PDV) no Brasil. Os vendedores aumentaram em 35% suas vendas, em média, após um período de sete meses de programa. Ao todo, mais de 120 mil vendedores já passaram pelo programa em cinco anos e, por mês, são 28 mil usuários únicos ativos (MAUs, na sigla em inglês). E, para 2022, o Incentivendas fará a migração de campanhas com o foco na comercialização de planos de fibra ótica da Oi, ou, agora, a Vtal.
“Antes, a Oi comprava prêmios, squeeze, fritadeiras, TVs. Usava seus promotores de vendas para fazer a comunicação desses prêmios pessoalmente nos varejistas. Havia um delay grande na informação. E a logística de entregar os prêmios era uma loucura. Muitas vezes o vendedor batia uma meta e ganhava um prêmio sem mesmo saber da campanha”, lembra Jansen Moreira, fundador da Incentive.me.
Atualmente, com o Incentivendas, o vendedor baixa em seu celular e fica sabendo de todas as campanhas de estímulo que estão acontecendo naquele momento. As campanhas chegam por meio de notificação push e o profissional deve aceitá-la para poder participar e ganhar prêmios. Nele, é possível também registrar as vendas, acompanhar o ranking e as metas. Ao registrar, a Oi valida aquela venda e o vendedor ganha imediatamente os pontos equivalentes.
Com o app, há também uma economia de 10% a 30% da premiação entregue. Ou seja, apenas os vendedores engajados são premiados e não aqueles que nem tinham tomado conhecimento da campanha. “Eliminamos a gordura da premiação que era entregue aleatoriamente”, diz.
O profissional pode resgatar seus pontos em centenas de parceiros do Incentivendas, como PicPay, McDonald’s, Outback, diferentes e-commerces, entre outros.
“Dessa forma, o vendedor pode resgatar seus prêmios de diversas maneiras, onde for melhor para ele. É um diferencial de atenção muito grande. A questão é que você tem que chamar a atenção desse profissional porque ele tem uma série de atividades para fazer. Ele muitas vezes limpa a loja, faz troca de produtos, está preocupado em bater metas internas e ainda tem as campanhas. No final, o que as indústrias estão tentando fazer é disputar a atenção dele. E, com o app, fazemos com que ele se lembre das nossas campanhas”, resume Jansen.
Modelo de negócios
A Incentive.me possui um modelo de negócio em SaaS. É cobrada uma mensalidade por mês e take rate de toda a premiação que transita na ferramenta.
A ferramenta também é customizável e a campanha pode ser parametrizada de acordo com a audiência. “Consigo abrir uma campanha para um vendedor ou para uma região específica”, diz.
O cliente pode, inclusive, optar por usar diretamente o app da Incentive.me ou uma versão white label com seu logo.