A receita operacional líquida da Brisanet foi de R$ 1,43 bilhão em 2024, um crescimento de cerca de 16% se comparado com o ano de 2023 (R$ 1,23 bilhão). De acordo com os resultados financeiros da operadora apresentados nesta segunda-feira, 24, o quarto trimestre teve incremento de 23% em relação ao 4T23, chegando a R$ 382,1 milhões.
A operadora também relatou que, no final de fevereiro, o segmento de telefonia móvel registrou mais de 417 mil clientes ativos. Foram 79 mil adições do que no fim do ano de 2024, que contabilizava 338 mil à época.
As cidades atendidas pela telefonia móvel tiveram um crescimento de mais de 400% de um ano para o outro. Em 2023, o número de cidades com conexão era 45, enquanto que em 2024, esse número chegou a 237.
Outros números da Brisanet
Já o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado apresentou um crescimento de 1,7% de 2023 para 2024, de R$ 594,9 milhões (margem de 48%) para R$ 604,90 milhões (margem de 42%).
Já por trimestre, o Ebitda chegou a R$ 163,10 milhões (margem de 42%) no 4T24, aumento de 8,3% em comparação com o 4T23, quando chegou a R$ 150,50 (margem de 46%).
No caso do lucro operacional, a Brisanet registrou queda de 25% ano contra ano, chegando no final de 2024 com R$ 192,90 milhões, sendo que, 2023 encerrou com R$ 257,10 milhões.
O lucro líquido também apresentou uma queda de um ano para o outro, passando de R$ 172,2 milhões em 2023 para R$ 60,8 milhões em 2024, o que representa uma redução de 65%.
De acordo com relatório, a queda foi causada principalmente pela ausência de benefícios fiscais (créditos de IR/CSSL) que a empresa teve em 2023, além de uma alíquota de impostos mais alta em 2024.
O relatório também indicou uma dívida líquida de R$ 1,36 bilhão, comparada a R$ 748,1 milhões no final de 2023. O aumento d e 80% da dívida bruta em relação a dezembro de 2023 é principalmente devido à captação de recursos da segunda emissão de debêntures.
Rede Fixa e FWA
Na banda larga fixa, carro-chefe da Brisanet, teve crescimento orgânico de 158 mil novos clientes na fibra, chegando à marca de 1,44 milhão de clientes conectados via FTTH, além de 13,48 mil via FWA (Fixed Wireless Access), somando 1,45 milhão de clientes.