No mesmo dia em que a OpenAI anunciou a integração de Sora ao GPT-4o, o Google apresenta o Gemini 2.5, um modelo projetado para lidar com problemas complexos. Ou seja, são LLMs “de pensamento”, capazes de raciocinar antes de responder. A ideia é que tenham um desempenho aprimorado e de maior precisão.

Em um primeiro momento, o Google apresentou nesta terça-feira, 25, somente a versão experimental do 2.5 Pro. Capaz de analisar informações, tirar conclusões lógicas, incorporar contexto e nuances, e tomar decisões informadas, o modelo utiliza técnicas como aprendizado por reforço e “chain-of-thought prompting” (técnica usada para melhorar o raciocínio de modelos de IA, em especial para tarefas complexas como matemática, lógica e resolução de problemas). Em vez de apenas fornecer a resposta final, o modelo é incentivado a pensar passo a passo, imitando como um ser humano resolveria um problema.

Gemini expande extensões para mais idiomas, incluindo português

Logo do Gemini. Crédito: divulgação

Sua versão Pro também poderá ser utilizada para codificação e programação.

O 2.5 Pro já vem com uma janela de contexto de 1 milhão de tokens (com suporte para 2 milhões em breve). Ele é capaz de compreender grandes volumes de dados e lidar com problemas complexos a partir de diversas fontes de informação, incluindo texto, áudio, imagens, vídeos e até repositórios inteiros de códigos.

Disponibilidade do Gemini 2.5 Pro

O Gemini 2.5 Pro está disponível no Google AI Studio e no aplicativo Gemini (Android, iOS) para usuários do Gemini Advanced, e em breve chegará ao Vertex AI.

O Google deverá informar os valores das assinaturas nas próximas semanas.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!