A fabricante brasileira de celulares e tablets Multilaser planeja lançar uma loja de aplicativos móveis própria, seguindo os moldes da Samsung Apps. Paralelamente, prepara para o segundo semestre a chegada de seus primeiros modelos com sistema operacional Android 4.0. “Nosso objetivo é mostrar ao consumidor que podemos ter produtos de qualidade, feitos em Extrema/MG, com padrão equivalente ao dos produzidos por grandes fabricantes internacionais”, explica Renato Feder, sócio-diretor da Multilaser
A empresa pretende pegar carona no bom momento do mercado de telefonia móvel para alavancar seus negócios neste ano. Após faturamento de R$ 500 milhões em 2011, pretende crescer 40% em 2012 com a chegada de novos smartphones. Dentre as apostas da companhia estão as fabricações de smartphones e tablets equipados com sistema operacional Android e aparelhos básicos com capacidade de uso de múltiplos chips.
Segundo Feder, a estratégia de vendas desses equipamentos é focada no varejo, especialmente em grandes redes como Magazine Luiza, Walmart e Ricardo Eletro. “ As operadoras compram em grandes volumes, mas querem pagar pouco e, como a margem é apertada, reduzir o preço final seria prejuízo”, explica o executivo que adota a postura de manter os aparelhos com preço final semelhante ao de modelos com hardware e software equivalentes, mas importados da China.
Para se ter uma ideia, o celular mais simples, com capacidade para dois chips, é vendido por R$ 99, enquanto o aparelho de ponta, smartphone, custa R$ 399. Embora tenha escolhido um caminho diferente do adotado pela maior parte dos fabricantes de celulares, a Multilaser vendeu em 2011 aproximadamente 500 mil unidades de telefones móveis. “Em nosso primeiro ano produzindo celulares [2010], o desempenho foi fraco, mas no ano seguinte foi o segundo produto mais vendido pela empresa”, comemora Feder.