| Publicada originalmente no Teletime | A Claro publicou na noite desta terça-feira, 25, resultados operacionais para o primeiro trimestre de 2023 que apontaram alta de 10,8% na receita líquida do grupo, para R$ 11,17 bilhões.
Os resultados foram mais uma vez impulsionados pela vertical de serviços móveis – que avançou 21,7% na base de comparação ano contra ano. O negócio somou cerca de R$ 5,64 bilhões entre janeiro e março.
Já a receita fixa e outros serviços na Claro apresentaram recuo de 1,6% no faturamento, para R$ 4,96 bilhões. Há um ano, a contribuição dos serviços fixos nos resultados da operadora superava a da operação móvel, em situação agora revertida.
Ainda no primeiro trimestre de 2023, a empresa teve Ebitda de R$ 4,72 bilhões, 15,5% acima do primeiro trimestre do ano passado. A margem Ebitda ficou em 42,2%, contra 40,5% há um ano.
Celular
No caso do negócio móvel, entre os destaques operacionais apontados estiveram crescimento de 12,8% na base de pós-pagos em um ano, com adição de 5,4 milhões de clientes no intervalo impulsionada pela portabilidade de linhas. A Claro somava em março 82,8 milhões de acessos móveis, entre pós e pré-pagos.
Também até o fim do trimestre, a empresa tinha rede 5G ativa em 77 cidades, sendo 21 lançadas no período. A base de dispositivos 5G entre os clientes da Claro chegaria a 5,5 milhões, conforme o balanço.
A operadora também afirmou ter concluído a migração massiva de clientes adquiridos da Oi, incluindo a limpeza de assinantes inativos da base.
B2B
Braço para o mercado corporativo da Claro, a Embratel alcançou crescimento de 4,7% na receita, com destaque para para plataformas de TI, de mobilidade, gerenciamento de redes, data center e segurança. Contrato da empresa com a Speedcast para conexão satelital a cruzeiros celebrado em março e o lançamento de novos produtos B2B foram outros pontos destacados pela Claro.
Banda larga
Nos serviços de Internet residencial, a Claro registrou 46,2 mil adições líquidas no trimestre e também destacou a entrada de equipamentos com WiFi 6 no portfólio. Nos três primeiros meses de 2023, a receita líquida de banda larga fixa residencial cresceu 7,6% e a receita média por usuário (ARPU), 7,1%, ambos na comparação com um ano antes.
Melhor performance de vendas, reposicionamento da base de clientes e melhora no churn foram apontados como razões. A Claro tem rede FTTH em 394 cidades, com 8,7 milhões de casas passadas com fibra óptica e estratégia de expansão em locais onde a empresa presta banda larga com cabo.