O aplicativo de pesquisas PiniOn, que conta com mais de 180 mil respondentes de todo o Brasil, agora está sendo utilizado para medir a resposta de telespectadores a programas de TV ao vivo. A ferramenta foi batizada como PiniOn Live e foi experimentada pela primeira vez nas eleições para governador do Rio de Janeiro em 2014, quando mediu a reação de eleitores indecisos durante um debate. Depois disso, Ibope e Rede Globo já utilizaram o serviço.
Para usar o PiniOn Live, é feita uma primeira pesquisa para escolher os participantes mais adequados ao monitoramento do programa de TV. Essa seleção é feita em comum acordo com o contratante. Depois, é elaborada uma série de perguntas para serem feitas em tempo real, durante a exibição do programa. É possível também improvisar perguntas novas, em tempo real, enquanto o programa está no ar. As pessoas respondem através de seus smartphones e recebem pontos e créditos em dinheiro. Os resultados são acompanhados em um painel web pelo contratante, segmentados por perfis demográficos, geográficos ou comportamentais. Também é possível realizar pesquisas posteriores com os mesmos participantes, para verificar que mensagens ou marcas foram efetivamente memorizadas.