A Comviva, empresa indiana de serviços de valor adicionado (SVA) em telefonia celular, foi recentemente adquirida pelo Mahindra, outro grupo indiano com faturamento anual de US$ 15,9 bilhões. Por conta disso, a empresa está mudando de nome no mundo inteiro, inclusive no Brasil, onde havia aportado no fim do ano passado. A partir de agora a empresa passará a se chamar Mahindra Comviva. Fazem parte do mesmo grupo a Tech Mahindra e a Mahindra Satyan. Esta última está presente no Brasil com cerca de 500 funcionários e escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte.

O executivo Fábio Santoro, que havia sido contratado como country manager da Comviva no Brasil, segue à frente da empresa no país após a reestruturação. Segundo Santoro, dentre as várias soluções que a Mahindra Comviva possui em seu portfólio para operadoras móveis, a sua principal aposta no Brasil está em plataformas de mobile marketing para gerenciamento de valor e retenção de assinantes das teles. "A ideia é conquistar de volta assinantes inativos, gerando campanhas segmentadas para que ele use serviços de voz e dados da operadora", explica o executivo. A plataforma desse serviço identifica esses assinantes para a operadora e dispara promoções personalizadas, por meio de mensagens de texto. Segundo Santoro, há várias operadoras usando essa solução no exterior, especialmente na África e na Ásia, como a indiana Airtel.

A Mahindra Comviva mantém sua sede na Índia, assim como seu centro de pesquisa e desenvolvimento, localizado em Bangalore. A empresa atua em 90 países, com uma carteira de 130 clientes que somam mais de 1 bilhão de assinantes. O grupo Mahindra, por sua vez, atua nas mais diversas verticais, fabricando até chinelos de dedo e contêineres. Do seu faturamento de US$ 15, 9 bilhões em 2012, cerca de US$ 1,1 bilhão proveio da Tech Mahindra.

 

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