Cerca de um terço dos brasileiros (31%) não carrega mais carteira física e realiza seus pagamentos digitalmente, segundo o Relatório Varejo 2024, da Adyen, empresa de pagamentos para grandes empresas, feito em parceria com o Centro de Pesquisas Econômicas e de Negócios (Cebr).
Mais de um quarto (26%) das pessoas ouvidas acredita que a sociedade deveria acabar com o uso do dinheiro em 2025. E 31% consideram que o fim do dinheiro físico deverá acontecer entre três e cinco anos.
Com relação aos métodos de pagamento de compras online, as pessoas ouvidas querem maneiras mais simplificadas e rápidas. 18% dos brasileiros querem concluir suas transações em poucos cliques e com o mínimo de informações possível.
A pesquisa também investigou o uso de biometria. 30% dos respondentes usam impressão digital ou reconhecimento facial para autenticar transações online ou presenciais. A média global é de 18%.
O que as empresas estão fazendo
O Relatório Varejo 2024 aponta que 59% dos brasileiros não compram nas lojas físicas e 46% abandonam o carrinho online caso não seja possível pagar como desejam. E 27% dos varejistas brasileiros reconhecem que atender as expectativas é um desafio.
Apesar disso, 51% das empresas nacionais aceitam pagamentos via carteiras digitais, como Google Pay, Apple Pay, Samsung Pay ou PayPal. O percentual é quase o dobro (28%) da média global verificada pela pesquisa. E 25% dos varejistas nacionais permitem checkouts online com somente um clique – também acima da média global de 19%.
Sobre tokenização – tecnologia que converte dados dos cartões em códigos personalizados – 25% das empresas brasileiras já se adaptaram à solução contra 16% da média global.
O estudo aponta ainda que 27% dos varejistas brasileiros usam diferentes provedores de pagamento para transações online e na loja física. Isso mostra, segundo a pesquisa da Adyen, que existe um caminho para que essas empresas melhorem suas experiências de pagamentos e aumentem as taxas de autorizações de transações legítimas ao fazerem a unificação de pagamentos.
Metodologia
Durante os dias 15 e 29 de janeiro de 2024 o Relatório Varejo 2024 ouviu 38.151 adultos dos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, Suécia, Suíça, Brasil, Canadá, EUA, México, Austrália, Emirados Árabes Unidos, China, Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Singapura.
Desses, 2.003 foram consumidores brasileiros.
A pesquisa também ouviu varejistas. Neste caso, entre 15 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024 foram ouvidos 13.177 comerciantes dos mesmos países citados acima, sendo 518 eram empresas brasileiras.
Click to Pay
Vale lembrar que a Adyen é uma das parceiras da iniciativa Click to Pay, encabeçada pela Abecs e que conta com parceiros como Visa, Banco do Brasil e Bradesco. O meio de pagamento para o e-commerce encontra-se em fase piloto, mas pretende acelerar o pagamento online com o mínimo de dados passados para o varejista. O Click to Pay foi o vencedor do Prêmio Seleção Mobile Time 2024 na votação popular.