A Sorocred, empresa especializada em produtos e serviços financeiros voltados para as classes C, D e E, vem investindo cada vez mais no atendimento via tecnologias SMS. Lançado em junho de 2011, o serviço que começou com apenas 4 mil acessos mensais, atualmente recebe uma média de 500 mil consultas por mês (dados de junho de 2012), acumulando um crescimento de 12.500% em apenas um ano de operação.

Os clientes da Sorocred têm hoje uma série de serviços móveis à sua disposição. Primeiramente, foram disponibilizados serviços de atendimentos de saldo de cartão de crédito e de faturas bancárias (há também possibilidade de mandar mensagem solicitando a segunda via da fatura). Hoje, o usuário pode optar ainda por receber, via SMS, um alerta sobre o melhor dia para o uso do cartão de crédito. Segundo Wilson Justo, diretor de marketing da Sorocred, no ano passado, em média 22% dos clientes ativos da empresa se valeram do serviço para utilizar o cartão de crédito com taxas especiais.

Outra funcionalidade é a possibilidade de o cliente desbloquear o cartão de crédito via SMS. Caso o cliente o receba pelo correio e não faça o desbloqueio, também recebe uma mensagem de alerta, podendo desbloquear mandando uma mensagem de volta com os quatro últimos números do cartão. Para implantar o sistema de atendimento via SMS, a Sorocred contratou os serviços da Spring Wireless, que desenvolveu a plataforma junto com a equipe de TI da empresa. Para a Sorocred, os custos variam segundo o número de mensagens enviadas, com um percentual sendo pago à Spring de acordo com o volume trafegado; já para o cliente, o serviço é completamente gratuito. “As classes C, D e E têm hoje o celular como único recurso disponível; muitos não têm computador, ou sequer telefone fixo. Por isso, o celular se tornou um excelente meio de cadastro e de contato. Cada vez mais, o número de celular está relacionado à identidade do usuário. Ele tem o celular sempre no bolso e, se o serviço é gratuito, não vai esperar para fazer a consulta”, diz.

Justo ainda ressalta que a companhia pretende permanecer aprimorando este tipo de canal virtual continuamente. Segundo ele, a empresa iniciará em setembro um projeto piloto de Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) via SMS, no qual serão recebidas dúvidas e reclamações quanto aos serviços da empresa. “Mas nossas pesquisas apontam que, nesse ponto, onde o diálogo ainda é muito importante, a maior parte do fluxo é via telefone, pois é mais objetivo, não tem o delay de uma mensagem ou email”, diz. Outro projeto que está sendo desenvolvido pela Sorocred, e cujo teste também deve se iniciar em setembro, é um sistema de mobile advertisement via mensagens móveis.

"Cada vez mais os brasileiros estão utilizando aparelhos celulares. A queda dos preços, assim como as facilidades para a aquisição destes dispositivos, inclusive smartphones, democratizou a telefonia móvel definitivamente na última década. Isso abre uma oportunidade imensa para prestadores de serviços", afirmou.

 

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