A Do Bem, fabricante de sucos do Rio de Janeiro, decidiu diversificar a sua atuação e entrar no setor de tecnologia com o lançamento de uma pulseira inteligente para monitoramento de atividades físicas. A "Do Bem Máquina", como foi batizada, monitora diariamente o número de passos dados, as calorias queimada, a distância percorrida e a qualidade do sono do seu portador. Os dados coletados são enviados via Bluetooth para o iPhone do usuário e apresentados na forma de gráficos com interface clara e objetiva. Por enquanto, o app que faz par com a pulseira está disponível apenas em iOS.
A pulseira é feita de silicone e é resistente a água. Sua bateria dura aproximadamente uma semana. O produto está sendo vendido por R$ 229 pelo site da marca nas cores preta e marrom.
Análise
A Do Bem ficou famosa por vender sucos sem conservantes e por apostar em sabores diferentes, como o mate com limão típico das praias cariocas. Suas embalagens chamam a atenção nas prateleiras pelo design moderno e pela informalidade dos textos. A marca sempre procurou se associar à ideia de uma vida saudável, o que explica o lançamento de uma pulseira para monitoramento de atividades físicas. Se não representar necessariamente uma nova fonte de receita relevante para a empresa, pelo menos vai agregar à marca a ideia de inovação.
Esta não é a primeira vez que uma marca de fora do setor de tecnologia se aventura a lançar um gadget eletrônico. No próprio segmento de wearable devices, há o caso da Nike Fuel, pulseira da Nike. Mas é o primeiro caso que este noticiário tem conhecimento de uma empresa do setor alimentício no Brasil.