A mexicana Telcel é a primeira operadora da América Latina a oferecer para empresas o serviço de disparo de mensagens pela plataforma de RCS, conhecido no mercado como RBM (RCS Business Messaging). Ele tende a substituir no futuro o SMS A2P. A Telcel usa a plataforma de RCS fornecida pelo Google.

A operadora vem testando o serviço desde o ano passado e agora divulgou o modelo comercial que adotará e os preços para o RMB. A tele optou por um modelo de negócios híbrido, com cobrança por mensagem avulsa enviada pela marca, tal como já acontece no SMS A2P, e por sessão de até 24 horas, quando a conversa for iniciada pela marca.

Embora o RCS estimule sessões de bate-papo entre empresas e seus consumidores, especialistas do mercado recomendam que, pelo menos em uma primeira fase, as operadoras adotem tanto a cobrança por conversa quanto por mensagem avulsa, pois permite uma transição mais suave do SMS para o RCS. Afinal, algumas empresas que hoje usam o SMS para notificações estão acostumadas a pagar por mensagem e talvez queiram começar no RCS também desta forma – e eventualmente podem migrar para a cobrança por conversa no futuro, se fizer sentido para o propósito da sua comunicação. A adoção desse modelo híbrido é uma das recomendações de um guia de melhores práticas para RCS publicado recentemente pelo MEF.

Preços

Para o envio avulso, a Telcel cobrará US$ 0,0160 por mensagem, que é o mesmo preço praticado pela operadora pelo SMS avulso para o mercado corporativo em um pacote entre 1 milhão e 5 milhões de SMS. A diferença é que, no caso do SMS, o valor cai de acordo com o volume, podendo chegar a US$ 0,0129 a partir de 60 milhões de mensagens, enquanto no RCS não há variação por volume.

Para uma sessão de bate-papo iniciada pela marca, a Telcel cobrará US$ 0,032 por conversa. Por esse preço, a empresa contratante pode enviar quantas mensagens quiser para o consumidor em uma janela de 24 horas. O preço é o dobro daquele cobrado por mensagem avulsa.

A comercialização do RMB pela Telcel deve começar ainda este ano.

Outra característica importante da oferta da Telcel é que a operadora não cobra pelo tráfego de dados via RCS. Ou seja, não é descontado da franquia de dados do cliente se este receber imagens, áudios ou vídeos em mensagens RCS, sejam elas enviadas por marcas ou por outros usuários finais.

Brasil

No Brasil, apenas a Oi anunciou até o momento a adoção da tecnologia RCS, também com plataforma do Google. Por enquanto foram divulgados somente testes de campanhas da própria operadora: a primeira delas aconteceu em março e visava a migração de clientes pré-pagos para planos Controle.

O Google acredita que o Brasil e a Argentina serão os próximos mercados a lançara o RBM na América Latina. Silvio Pegado, executivo responsável pela área de mensageria do Google na região, ressalta que cada operadora tem autonomia para definir seu modelo de cobrança e preços, mas aposta que a maioria seguirá a mesma estratégia da Telcel, com o preço por conversa sendo entre duas e três vezes o preço da mensagem avulsa.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!