O ritmo do mercado de smartphones na China está em recuperação, informa a Canalys. De acordo com seu relatório do segundo trimestre de 2024, 70,5 milhões de handsets foram enviados ao mercado chinês, um aumento de 10% nas remessas contra 64,5 milhões de um ano antes.

Existe um domínio dos vendors locais. A líder do segmento é a marca vivo, da BBK Electronics, com 13,1 milhão de handsets enviados no referido período, um aumento de 15% contra 11,4 milhões do segundo trimestre de 2023.

Outra marca da BBK está na segunda posição: a OPPO enviou 11,3 milhões de smartphones, queda de 1% contra 11,4 milhões do ano anterior. A Honor – marca comprada da Huawei pela Shenzhen Zhixin New Information Technology em novembro de 2020 – obteve um incremento de 4%, de 10,3 milhões para 10,7 milhões de peças enviadas.

Por sua vez, a Huawei figura na quarta colocação e se tornou a fabricante que mais cresceu no quarto trimestre de 2024, 40%, de 8,6 milhões para 10 milhões de remessas de celulares. A Xiaomi fecha o ranking na quinta colocação com 17% de crescimento, de 8,6 milhões para 10 milhões de smartphones.

Market Share

Gráfico com barras e linha de crescimento

Dados históricos de envio de celulares ao mercado chinês (divulgação)

Em participação de mercado, a Vivo subiu 1 ponto de percentual no segundo trimestre de 2024, com 19%, ante 18% um ano antes. A OPPO teve uma redução de dois p.p., de 18% para 16%. A Honor perdeu 1 p.p, de 16% para 15%. Assim como cresceu em vendas, a Huawei foi a fabricante que mais ganhou market share, alta de 3 p.p., de 12% para 15%. E a Xiaomi subiu 1 ponto percentual, de 13% para 14% na comparação ano a ano.

Análise – Apple, entre surfar a onda e tomar o caixote

Linha do tempo em várias cores

Dados históricos de market share do mercado chinês de smartphones (divulgação)

A Apple aparece apenas na sexta posição, com 12% de market share, abaixo da Xiaomi. Com isso, a empresa não figura entre os cinco principais fabricantes de smartphone da China no segundo trimestre de 2024. Nota-se que isso é um padrão histórico.

Tradicionalmente, a Apple perde mercado no primeiro e no segundo trimestre do ano, ganha um leve fôlego no terceiro trimestre e assume a liderança das remessas no quarto trimestre, logo após o lançamento de versões mais novas do iPhone. Isso ocorreu em 2022 e 2023.

Porém, o atual resultado da Apple na China pode afetar a visão dos investidores. Durante a apresentação do relatório financeiro do primeiro trimestre de 2024, o CEO da companhia, Tim Cook, foi questionado várias vezes pelos analistas de mercado sobre a estratégia da Apple no mercado chinês e sua possibilidade de crescimento de vendas dos iPhones no ano todo – isso mesmo com a Apple registrando recorde de venda no dia do solteiro, uma das principais datas do comércio chinês no começo do ano.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time