Ilustração: Nik Neves

A Claro pretende fazer com muito cuidado e sem pressa a unificação dos seus dois apps de autoatendimento em serviços de telefonia e Intenet, informa o diretor de tecnologia e transformação da operadora, Albervan Luz, em conversa com Mobile Time.

Os apps Minha Claro Móvel (Android, iOS) e Minha Claro Residencial (Android, iOS) somam juntos 30 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês). O primeiro serve para o autoatendimento dos serviços móveis e o segundo, para os serviços de banda larga fixa e TV por assinatura residencial. A empresa pretende incorporar todos os serviços do Minha Claro Residencial dentro do Minha Claro Móvel, que mudará de nome, provavelmente para Minha Claro.

Claro, Albervan Luz

Albervan Luz, diretor de tecnologia e transformação da Claro

A previsão é de que ainda este ano a empresa dê início aos movimentos para orientar essa unificação, incluindo a divulgação para os usuários. Primeiro serão incorporados os serviços e funcionalidades básicos, depois os mais avançados. A mudança do nome do app deve acontecer entre o final do ano e o começo de 2025.

“Se esse processo não for bem estruturado, pode causar perda de clientes. Tem que ser feito com cuidado. Por isso, não estamos com pressa. Queremos fazer bem feito”, explica o executivo.

E não há pressa em desligar o app de banda larga fixa. A operadora vai estimular a migração dos seus usuários, mas o antigo app seguirá existindo enquanto for necessário.

Claro e seus outros aplicativos

Vale lembrar que a operadora também tem vários outros apps de outros serviços, como Claro Pay, Claro Música, Claro TV+ etc. Eles continuarão existindo separadamente, mas contarão com destaques e deep links dentro do Minha Claro, que funcionará como uma espécie de vitrine para os outros apps.

“Não queremos pegar todos os apps e transformar num só, porque seria muito complexo. Quero que o Minha Claro seja uma plataforma multisserviço através da qual o cliente possa experimentar, conhecer e utilizar essas nossas outras propriedades digitais”, explica Luz.

O diretor da operadora participará do painel “A jornada de autoatendimento digital do brasileiro: apps, bots, sites e menus digitais”, durante o 10º Super Bots Experience & Fórum de Autoatendimento Digital, evento organizado por Mobile Time e que acontece nos dias 7 e 8 de agosto, no WTC, em São Paulo.

Estão confirmados no referido painel:

Albervan Luz, diretor de tecnologia e transformação, Claro

Ernane Drumond, superintendente de CX, Inter

Fábio Marques, vice-presidente de clientes e operação, Sem Parar

Flávia Pollo Nassif, CEO, DialMyApp

Rômulo Machado, gerente sênior de contact center, Latam

A agenda do evento e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br