|Atualização em 25 de julho às 16h40 com adição de mais informações sobre QI Tech| A Vivo conta com 10 milhões de consumidores pré-aprovados em sua base de assinantes para usar o Parcela Pix, seu recém-lançado serviço financeiro. São pessoas que utilizam a Vivo há pelo menos seis meses e que foram aprovadas pelo score de crédito construído pela operadora para o Parcela Pix. Cabe ressaltar que o limite de valor e a taxa de juros variam de pessoa para pessoa, de acordo com a avaliação feita em cima do seu histórico como assinante da Vivo.
O Parcela Pix permite que o consumidor faça uma compra com Pix em qualquer estabelecimento comercial copiando e colando o código de pagamento dentro do app da Vivo. Na prática, é a Vivo quem realizará o pagamento em nome do cliente para o lojista, que receberá o valor inteiro imediatamente. Depois disso, o consumidor pagará o valor em até 12 parcelas para a Vivo, por meio de boletos digitais apartados que serão emitidos pela operadora e entregues por meio de vários canais de contato, inclusive o seu próprio app.
“O Parcela Pix é um produto complementar ao cartão de crédito. Serve para pessoas que têm cartão mas estão sem limite, ou com limite baixo”, comenta Leandro Coelho, diretor do Vivo Fintech, em conversa com Mobile Time.
“Começamos há algumas semanas. Temos visto muita utilização em transações P2P, como pagamento de salão de beleza ou de serviços em casa. E também em lojas físicas para compra de material de construção e acessórios”, relata o executivo.
As condições para usar o Parcela Pix é ser cliente da Vivo há pelo menos seis meses e ser aprovado pelo score de crédito.
Infraestrutura QI Tech
A infraestrutura por trás do Parcela Pix é fornecida pela QI Tech, parceira da Vivo nesse produto. Um dos seus sócios, Gianluca Malta, considera o serviço como uma espécie de “cartão sem cartão”.
“O processo envolveu a criação de um modelo único. A estratégia para viabilizar esse serviço foi detalhada, e, entendemos que a melhor opção foi a criação de um fundo 24/7, algo que traz maior eficiência para o capital da Vivo alocado para o crédito oferecido por meio do aplicativo”, explica Malta.
Outro novo serviço financeiro do Vivo Pay lançado recentemente também em parceria com a QI Tech foi a antecipação do saque aniversário do FGTS.
Conta digital está na fila de futuros produtos do Vivo Pay
A Vivo solicitou ao Banco Central uma licença para atuar como Sociedade de Crédito Direto (SCD). Quando for autorizada, a operadora pretende lançar uma série de novos serviços financeiros digitais, incluindo uma conta digital.
A ideia é de que todos os produtos financeiros ficarão debaixo da marca Vivo Pay e serão gerenciados pelo consumidor dentro do app da Vivo, que tem atualmente 22 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês).
A diretora-executiva de experiência do cliente da companhia, Carla Beltrão, que liderou o processo de unificação dos apps da operadora, fará uma palestra sobre os desafios de gerir as expectativas do cliente durante o evento Super Bots Experience, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto, no WTC, em São Paulo,