Quantas pessoas passam na frente de um outdoor? E quantas delas entram depois no ponto de venda anunciado no painel? Quantas pessoas visitam um shopping por dia? Quantas estão lá dentro em um determinado momento? Quantas passam pela praça de alimentação? Essas são algumas das perguntas que podem ser respondidas com a ajuda da solução criada pela startup curitibana Everywhere Analytics, uma das incubadas no Oito, hub de inovação da Oi.
A Everywhere Analytics instala sensores em outdoors e dentro de estabelecimentos comerciais. Esses sensores emitem o sinal de uma rede Wi-Fi e captam o MAC address de todos os dispositivos que passam por perto com o Wi-Fi ligado. O MAC address é um número que serve para identificar o aparelho. A empresa tem hoje 300 sensores instalados em 25 cidades em 10 estados. Ao longo de dois anos de operação, já identificou 48 milhões de smartphones diferentes. Estima-se que a solução consiga capturar a presença de 65% a 75% do público que passa perto do sensor – o restante são pessoas sem smartphone, ou cujo smartphone está com o Wi-Fi desligado. A expectativa é chegar a 1 mil sensores até o fim de 2019.
“Conseguimos entregar a audiência de painéis, algo que a mídia exterior nunca conseguiu”, diz Oto Moreira, cofundador da Everywhere Analytics. “Juntando com a base de sensores em estabelecimentos comerciais oferecemos algo que é ímpar no mercado: medir a eficiência de uma campanha. Meço quantas pessoas passaram por um painel e quantas delas depois entraram em um ponto de venda. A TV não consegue dizer isso, nem o jornal, nem o rádio”, argumenta.
A solução aperfeiçoa o trabalho de monitoramento de público em centros comerciais. Em geral, os shoppings conseguem medir a quantidade de visitas, mas não o número de visitantes únicos. Com a tecnologia da Everywhere Analytics é possível acompanhar isso em tempo real. “Sabemos quantas vezes cada um entrou e por onde andou: em cada piso, cada corredor, praça de alimentação, quais os caminhos percorridos lá dentro. Trazemos inteligência analítica para algo que era tão simples e básico”, explica Moreira.
Hoje, em Curitiba, a empresa tem sensores instalados em três shoppings. E está terminando a instalação em um grande shopping da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Modelo de negócios
Os clientes da empresa acessam os dados em tempo real, através de um painel na web. E recebem relatórios mensais com insights sobre os dados captados. A startup cobra uma mensalidade pelo serviço, dependendo da quantidade de sensores instalados. O contrato mínimo é de 12 meses. E também pode cobrar para monitorar uma campanha publicitária específica, por tempo limitado. Um terceiro modelo que está sendo desenvolvido é a venda de big data mais abrangente, cruzando os dados de origem e destino de pessoas em uma grande cidade, o que pode interessar a órgãos de gestão pública e a grandes empresas de publicidade.
Sobre o fato de estar incubado no Oito, o empreendedor comenta: “O Oito nos traz contatos comerciais, aprendizados, tecnologia etc. Estar no lugar certo com as pessoas certas é fundamental para uma startup.”
Mobile Time visitou o Oito para conhecer algumas das startups incubadas. Esta é a segunda matéria produzida a partir dessa visita. A primeira foi sobre a Genesis Training.