A Apple decidiu que não cobrará a taxa de 30% sobre vendas de ingressos de empresas pequenas em eventos virtuais no Facebook Events via App Store. Apesar do movimento, a rede social não está contente porque há brechas na oferta, de modo que a Apple ainda consegue coletar a taxa em algumas circunstâncias. Para a rede CNBC, a Apple disse que a mudança ocorre devido à pressão que as firmas enfrentam para gerar lucros durante a crise do novo coronavírus.
Por sua vez, o Facebook afirmou que a alteração na App Store é por um tempo limitado, com validade até 31 de dezembro de 2020. No caso da rede social, a empresa determinou que renunciará sua parte nos lucros desses eventos até agosto de 2021.
Entre as exceções para a Apple coletar os 30% estão os eventos de games, que continuam sendo cobrados. A Apple alega que manteve a cobrança pois a categoria não foi afetada pela pandemia.
Além desta reclamação, o Facebook criticou a Apple por mudanças no iOS 14 que podem gerar queda na receita de publicidade dos seus clientes.
Os eventos virtuais de Airbnb e ClassPass também foram beneficiados da isenção. Vale dizer que a redução não se aplica a eventos em locais físicos.