A Autthentic, rede social brasileira de fotos cujo principal diferencial é garantir que as informações publicadas sejam verdadeiras e confiáveis, acaba de ganhar versões em aplicativos móveis, para Android e iOS. Além da similaridade com o Instagram, a ferramenta tem uma aba para entrar em “comunidades”, que são grupos que o usuário pode fazer parte, também voltadas às fotos publicadas.
No processo de cadastro, o usuário passa por uma série de etapas para se cadastrar, respondendo uma ficha simples com seus dados pessoais, como “nome completo”, “nome da mãe”, “nome do pai”, “data de nascimento”, “endereço” etc. Além disso, a Autthentic solicita foto de um documento, frente e verso, como RG ou CNH, e uma selfie. Uma vez validada a identidade do usuário, ele recebe um selo de verificação. De acordo com a empresa, este recurso ajuda a evitar a criação de perfis falsos e a disseminação de notícias falsas.
O diferencial da Autthentic é estar em um ambiente virtual seguro, que torna cada usuário responsável pelo seu próprio conteúdo, segundo a companhia. Por ser uma plataforma lançada recentemente, em julho deste ano, ela ainda está buscando oportunidades de monetização, como gerar receita por meio de anúncios que serão personalizados com base na experiência do usuário.