Houve crescimento de 125% do uso do Pix nas compras de bens e serviços nos oito primeiros meses em 2023 no Itaú em comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque ficou para o segmento de mercados, onde os pagamentos instantâneos são mais usados, representando 17% do total das transações realizadas, seguido de telefonia e lojas (4% cada), combustíveis, materiais de construção e farmácias (2% cada).
O estudo também observou um crescimento do uso do Pix para o pagamento de contas recorrentes. O pagamento de conta d’água (das concessionárias), teve alta de 449% na comparação com os oito meses de 2022 e telefonia registrou incremento de 220%.
Os homens são responsáveis por 66% do faturamento total. Quando se observa o número de transações, 56% das compras com Pix são feitas por homens e 44% por mulheres. O tíquete médio ficou em R$ 389 (homens) e R$ 254 (mulheres).
Ao levar em consideração os dias e os horários, o Pix está bem distribuído, sendo a sexta-feira com uma liderança modesta de 16% das transações. No domingo, as compras com Pix caem para 10%.
Já entre os horários, 40% das compras com o pagamento instantâneo estão concentradas entre meio-dia e 18 horas. À noite (entre 18h e meia-noite) cai para 30%; a manhã (entre 6h e 12h) reúne com 26% dos Pix; e a madrugada (meia-noite às 6 horas), 5%. Destaque para o valor gasto das compras realizadas pela manhã (R$ 390). Já a madrugada possui o menor valor, R$ 73.