A TIM está passando por um processo de transformação digital em seus serviços, e-commerce e catálogo, através de uma parceria com a Engineering Brasil, empresa do Grupo Engineering, focada em tecnologia da informação e consultoria em transformação digital. O projeto acontece desde 2019 e desenvolveu o software baseado em APIs e microsserviços. A solução é capaz de integrar as plataformas de atendimento ao sistema de apoio ao negócio.
A plataforma, chamada de DHuO API PLus, é capaz de atuar em serviços gerenciados de desenvolvimento, sustentação e produção para mais de 30 sistemas, sejam da própria Engineering ou de outra marca. A operadora considera a inovação como responsável pela aceleração nas suas entregas de tecnologia e sua maior eficiência operacional.
Solução da Engineering de gerenciamento
Dentro da solução de e-commerce da TIM, todas as etapas de venda foram aprimoradas. Neste processo, foi utilizado o PMID, que implementou uma solução de gerenciamento de ordens e de pagamentos GIP. Já a customização e a assistência foram em SAP para atender às necessidades da operadora em termos de gestão empresarial. Além dessas soluções, foi desenvolvido um gerenciamento de operação da camada de integração de APIs internas, que roda na nuvem do Google.
O catálogo de produtos e serviços bem como a cotação (CPQ) também foram modificados com a implementação, alterando sua configuração e oferecendo auxílio técnico bem como operacional. A expectativa é que novas tecnologias sejam oferecidas à TIM, dentre elas inteligência artificial, IoT e 5G.