A Snap, controladora da Snap e dos óculos Spectacles, fechou o terceiro trimestre de 2018 com uma receita global recorde de US$ 298 milhões, aumento de 43% ante US$ 207 milhões um ano antes. Por sua vez, a perda operacional teve uma queda de US$ 138 milhões, saiu de US$ 461 milhões para US$ 323 milhões.
Outro destaque do relatório financeiro da empresa é o prejuízo líquido. De acordo com o documento divulgado nesta quinta-feira, 25, o índice melhorou em US$ 118 milhões, ao mudar de US$ 443 milhões para US$ 325 milhões. Já o EBITDA ajustado caiu de um prejuízo de US$ 178 milhões para US$ 138 milhões na comparação ano a ano.
Contudo, chama a atenção que a companhia cresceu apenas 5% em usuários ativos diariamente (DAUs), de 178 milhões para 186 milhões de pessoas na comparação ano a ano, mas caiu 1% na comparação com o trimestre anterior, de 188 milhões para 186 milhões. Por outro lado, a receita média por usuário (ARPU) cresceu 37%, saltando de US$ 1,05 para US$ 1,60.
Resultados por região
Desde a IPO, a preocupação dos analistas de mercado com o crescimento dos usuários no geral aumenta. Agora, o problema pôde ser visto com mais atenção ao ver o recorde por localidade. Nota-se que o crescimento em DAUs é baixo na comparação ano a ano. Em todos os continentes onde atua, a Snap obteve apenas um dígito de aumento.
Em DAUs, o resto do mundo foi o que mais registrou aumento, 8%, ao saltar de 42 milhões para 47 milhões de usuários conectados diariamente. Por sua vez, a Europa cresceu 4%, ao mudar de 57 milhões para 59 milhões em um ano. Enquanto isso, a América do Norte teve um incremento de 3%, com um acréscimo de 4 milhões de usuários, indo de 75 milhões para 79 milhões.
Pelo lado financeiro, o desenvolvimento regional do negócio foi mais substancial. O resto do mundo cresceu 175% em ARPU, ao mudar de US$ 0,29 para US$ 0,84 de receita média por usuário. A Europa passou de US$ 0,39 para US$ 0,85, um aumento de 78%. E a América do Norte cresceu 20% e foi a região com mais ARPU no terceiro trimestre de 2018, saltou de US$ 1,97 para US$ 2,62.
Como resultado, a América do Norte contribuiu com US$ 207,5 milhões da receita total da empresa, um aumento de 24% na comparação com os US$ 147 milhões do terceiro trimestre de 2017. A Europa, por sua vez, registrou crescimento de 85%, ao mudar de US$ 22 milhões para US$ 50,5 milhões. E o resto do mundo foi aquele que mais aumentou seus ganhos, 197%, ao saltar de US$ 12 milhões para US$ 40 milhões.
Outros destaques
A companhia destacou entre seus números no trimestre o fato de que Shows in Discovers (programas) alcançaram uma audiência de usuários mensais (MAUs) de 10 milhões e que seus consumidores salvaram mais de 200 bilhões de snaps no memories. Além disso, lembraram de parcerias com CBS e Viacom em vídeos exclusivos, dos mais de 25 novos parceiros de mídia na categoria Our Stories, e a parceria com a Amazon para vender os Spectacles.