A Amazon encerrou o terceiro trimestre de 2018 com uma receita com vendas de US$ 56,5 bilhões, um incremento de 29% na comparação com os US$ 44 bilhões um ano antes. Os gastos operacionais subiram de US$ 43 bilhões para US$ 53 bilhões, um aumento de 21%.
No entanto, os resultados mais consideráveis estão nos lucros operacional e líquido. O lucro operacional saltou de US$ 347 milhões para US$ 3,7 bilhões, um crescimento de nada mais que 974% na comparação ano a ano. E o lucro líquido passou de US$ 256 milhões para US$ 2,8 bilhões, um aumento de 993%.
Os dois destaques do relatório são: a quantidade de dispositivos de smart home compatíveis com o Alexa – já são mais de 20 mil equipamentos de 3,5 mil marcas; e os resultados do serviço em nuvem AWS, que cresceu 46%, de US$ 4,5 bilhões para US$ 6,6 bilhões.
AWS
Em gastos operacionais, a AWS registrou um aumento de 35%, ao passar de US$ 3,4 bilhões para US$ 4,6 bilhões. Por sua vez, o lucro operacional foi de US$ 2 bilhões, um incremento de 81% ante US$ 1,1 bilhão do terceiro trimestre de 2017.
Atualmente, as vendas com AWS representam 12% da receita total da empresa. A maior da receita vem das vendas de produtos e serviços na América do Norte (61% da fatia e US$ 34 bilhões) e vendas internacionais (27% e US$ 15,5 bilhões).