A Claro atingiu uma velocidade máxima de 669 Mbps de upload, utilizando as tecnologias de New Radio Dual Connectivity (NR-DC) e agregação de portadoras em sua rede comercial de 5G em parceria com a Embratel e com equipamentos da Ericsson e da Qualcomm. Segundo as empresas, esse foi um recorde de pico de upload em uma rede comercial na América Latina. Também foram obtidos resultados expressivos em download (3,3 Gbps) e em latência (8 ms).
A transmissão foi feita na sede da Claro em São Paulo. Foram combinados quatro componentes de 100 MHz em 26 GHz (ondas milimétricas) e 100 MHz em 3,5 GHz, nas bandas n78 e n258, da operadora. Foi utilizado um smartphone de teste com o Snapdragon X65 5G Modem-RF System, da Qualcomm.
Análise
As altas velocidades de upload e download combinadas com a baixa latência abrem as portas para novas aplicações industriais e para o consumidor final que demandem grande transmissão de dados em tempo real, como vídeos de alta definição em 360 graus, realidade virtual, digital twins, ou qualquer outra de missão crítica.