Ilustração de Cecília Marins

Ilustração: Cecília Marins/Mobile Time

O WhatApp é o aplicativo no qual o brasileiro passa mais tempo, de acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre uso de apps no Brasil. Como uma forma de facilitar empresas a venderem nesse “habitat digital” dos brasileiros, a Octadesk faz o pré-lançamento de sua solução de chat-commerce no WhatsApp, nesta quarta-feira, 25.

A companhia adiciona o recurso à sua plataforma atual, que une canais de atendimento de empresas no WhatsApp (Android, iOS), Messenger (Android, iOS), Instagram (Android, iOS) e chat próprio, com agentes humanos e chatbots. O app de mensageria é o primeiro a receber a atualização, que deve ser adicionada aos outros canais no primeiro semestre de 2023.

Com foco no varejo, a funcionalidade permite criar lojas virtuais dentro do WhatsApp, sem necessidade de customização e codificação, como uma forma de facilitar o processo. Para isso, utiliza dois recursos que já existem no aplicativo – o catálogo e o carrinho de compras. Desde as menores empresas do varejo àquelas mais estruturadas, com comércio fisico e online estabelecidos, podem usufruir do recurso, mas os pequenos e médios são os que devem ter seus negócios mais potencializados.

Profissionalização

“É uma solução comercial em que há toda essa parte de catálogo muito mais profissional, utilizando novas funções dentro do WhatsApp, e trazendo contexto de negócio para o agente que está atendendo  sobre quem é o cliente. É um contexto mais rico para poder ter uma conversa um pouco mais personalizada com o consumidor”, resume Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, em conversa com Mobile Time.

Não só o varejo pode se beneficiar do chat-commerce no WhatsApp. Os testes para o desenvolvimento da ferramenta também foram realizados com empresas do setor de educação, como escolas e universidades, por exemplo. A plataforma virtual pode ser utilizada para oferecer qualquer tipo de serviço.

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Ferramenta permite criar loja virtual no WhatsApp. (Crédito: divulgação)

“Essas transações já acontecem dentro do WhatsApp, o que estamos fazendo agora é realmente organizar e estruturar tudo isso para poder fazer mais rápido e melhor, elevando a experiência da marca com o consumidor ”, diz. “Especificamente, para poder profissionalizar e encurtar essa jornada de comércio dentro dos canais digitais.”

Atendimento

O chat-commerce automatiza o atendimento com chatbot, que ocorre por meio de opções em botões clicáveis. Dessa forma, é possível oferecer catálogos personalizados, linkados com a plataforma de e-commerce, conforme as escolhas do consumidor. A compra pode ser finalizada em outra página, dentro do chat, ou por envio de QR Code de Pix. 

Depois de agregar o recurso aos outros canais, os planos são otimizar ainda mais a parte de pagamentos. “No segundo momento, vai ser nativo dentro do próprio aplicativo, o usuário não vai nem precisar ir para outra tela, é dentro do próprio aplicativo”, conta. Em agosto de 2022, a Meta lançou um recurso de chat-commerce fim a fim na Índia.

Atualmente, o chat commerce, hospedado na própria plataforma da Octadesk, tem integração nativa com Tray e Adobe Commerce (antigo Magento), duas plataforma de e-commerce, mas deve ganhar novos parceiros no futuro. A companhia está de olho nas principais plataformas utilizadas no País. No entanto, até mesmo quem não possui comércio online pode utilizar a ferramenta.

Valor

A adesão é feita por modelo de assinatura e número de usuários, além dos custos de mensagens do próprio WhatsApp. O valor varia a partir de R$ 399 para empresas iniciantes, e chega a R$ 799, para companhias que estão com operações mais avançadas. O preço aumenta conforme o número de usuários para atendimento.

 

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