Bots

Ilustração: Cecilia Marins

A Black Friday chegou nesta sexta-feira, 25, e com ela, as inúmeras ofertas de descontos. Com tanta opção, muitos consumidores ficam perdidos. É normal que abandonem carrinhos de compra em lojas online. Para tentar reverter esse cenário, a Getbots desenvolveu um chatbot especialmente para a data, no WhatsApp (Android, iOS).

Diversos fatores podem levar uma pessoa a abandonar um carrinho de compras, como problemas na plataforma de comércio, uma usabilidade ruim ou até mesmo a vontade do consumidor, que pode não estar pronto para realizar a compra naquele momento, conforme conta Luiz Tardelli, CEO da Getbots. “Como as ofertas de Black Friday são momentâneas e limitadas, o objetivo é trazer a oportunidade para o consumidor aproveitar e não perder a melhor oferta de preço, além de criar mais uma afinidade de relacionamento entre a marca e ele”, afirma. 

O funcionamento do chatbot é simples: quando o cliente deixa uma compra na sua sacola, recebe uma mensagem por WhatsApp com uma nova oferta especial para aquela compra. O consumidor também é convidado a conhecer as jornadas especiais de Black Friday, desenvolvidas pela loja especialmente para a data.

Segundo Tardelli, um dos diferenciais do chatbot é que ele tem um forma mais humanizada de vendas. Jornadas interativas permitem que a inteligência artificial do robô, com a plataforma de processamento de linguagem natural Google Dialogflow, conheça mais sobre o perfil e os padrões de compra do consumidor. 

As ofertas são personalizadas conforme a interação do cliente com o chatbot, que ocorre por meio dos recursos disponíveis para isso atualmente no app de mensageria, como textos, botões, lista de opções e figurinhas. Cada projeto é elaborado de acordo com as necessidades do lojista.

Nos testes realizados pela Getbots, o robô conseguiu fazer com que até 60% dos carrinhos abandonados fossem retomados.  É uma conversão que pode variar, dependendo da campanha, da oferta e da jornada de engajamento do cliente, afirma o CEO.

O chatbot foi desenvolvido para a data mundial de ofertas, mas Tardelli destaca que pode ser utilizado em outras ocasiões. “A Black Friday é um excelente momento para se criar novas afinidades entre os lojistas e seus consumidores. Após a data, podem acontecer novas promoções e o canal pode oferecer novas oportunidades de compra ao consumidor”, diz.

 

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