Elon Musk, CEO do Twitter (Android, iOS), declarou que o novo sistema de verificação da rede social deve começar a ser introduzido na próxima sexta-feira, 2 de dezembro. Haverá três opções de selos de verificações possíveis, dependendo do perfil do usuário.
Companhias verificadas receberão um selo dourado, governos receberão um cinza, enquanto pessoas receberão o tradicional símbolo azul da plataforma, sendo famosas ou não. Todas as contas serão verificadas manualmente antes que o selo seja ativado, de acordo com Musk.
No Twitter, o CEO disse que pessoas poderão ter uma verificação secundária, com um símbolo menor, caso pertençam a uma organização. Mais detalhes serão compartilhados na próxima semana. No mesmo tuíte, ele afirmou que todos os “indivíduos humanos” receberão o selo azul, pagando ou não. Para Musk, os limites do que é considerado uma pessoa “notável” são muito subjetivos.
No início de novembro, foi lançado o Twitter Blue, um plano de US$ 8 mensais para quem deseja ganhar um selo azul de verificação e ter acesso a outros recursos adicionais. No entanto, ele foi desativado poucos dias depois, porque usuários passaram a abusar do recurso para criar contas falsas de pessoas e empresas.
Anistia
A partir de uma enquete realizada no Twitter, o novo CEO da companhia decidiu, na última quinta-feira, 24, que vai dar “anistia geral” para contas suspensas, caso não tenham quebrado a lei ou engajado em spam. Musk já começou a perdoar algumas contas, como a do ex-presidente americano Donald Trump e de outras figuras da direita americana.