Até pouco tempo atrás, quando viajava ao exterior, o brasileiro que desejasse se manter conectado através do seu smartphone precisava escolher entre utilizar um plano de roaming com a sua operadora brasileira ou comprar um chip provisório no país visitado. Agora há uma terceira opção: contratar um plano por eSIM através de apps de conectividade internacional. É o que oferece a startup Wavee (iOS), cujo lançamento oficial aconteceu em março deste ano e, desde então, já vendeu pacotes para 3 mil pessoas e vem crescendo entre 20% e 25% ao mês, com pico nos períodos de férias.
Os apps de conectividade internacional não são operadoras móveis virtuais (MVNOs, na sigla em inglês), mas funcionam como agregadores de eSIM de operadoras parceiras ao redor do mundo, oferecendo a melhor opção de acordo com o destino do viajante e realizando a venda e a ativação de forma online, através de um app. É assim que trabalha a Wavee, mas com o diferencial de ser focada no viajante brasileiro.
“Faltava um produto tropicalizado, em português e com preço em Reais”, explica o fundador e CEO da Wavee, Afonso Arnaldi, em conversa com Mobile Time.
Além da conveniência de contratar um eSIM de uma operadora local direto de um app e pagar em Reais, a conexão no exterior à nova rede acontece mais rapidamente do que se for utilizado o roaming internacional. E a latência é menor também, ressalta Arnaldi.
Em sua estratégia de distribuição, a Wavee tem firmado parcerias com empresas do setor financeiro, para o eSIM ser oferecido como um benefício aos clientes, com custos mais baixos, subsidiados. Cartão Elo, banco BRB e os programas de fidelidade e de pontos Santander Esfera e Livelo estão entre os parceiros.
O perfil médio do cliente da Wavee é de mulheres na faixa entre 20 e 25 anos, com renda mensal na casa de R$ 10 mil e que fazem uma a duas viagens por ano. Outro perfil típico é o do executivo que viaja com assiduidade, informa o CEO.
“2 milhões de viajantes partem do Brasil todo mês. É um mercado enorme. Eles podem usar o roaming da operadora, ou comprar um chip local, ou ficar só no Wi-Fi, enfim, tem muitas formas de se conectar no exterior. Mas acho que há espaço para a gente abocanhar parte desses 2 milhões”, avalia.
Preços e pacotes da Wavee
Os preços variam por região ou país. O pacote mínimo é de 1 GB por sete dias, até 50 GB por 30 dias, ou um plano de uso ilimitado (mas cuja velocidade cai após atingir 1 GB por dia). Na Europa e nos EUA, por exemplo, o preço inicial é de R$ 39 por 1 GB. “Nosso custo é sempre em dólar, mas cobramos um preço fixo em Reais. A gente assume a variação cambial”, explica.
O app da Wavee traz também outros serviços relacionados a turismo, como descontos na compra de ingressos e de seguro viagem.