Apenas três apps respondem por 59% de todo o tráfego de smartphones sobre as redes móveis no Brasil: Facebook (28%), Chrome (16%) e YouTube (15%). Em quarto lugar está o WhatsApp (13%) e em quinto, o Instagram (6%). Se considerados os cinco primeiros, portanto, eles respondem por 78% de todo o tráfego móvel nacional. Os dados fazem parte da nova edição do Ericsson Mobility Report, relatório mundial produzido pela Ericsson. MOBILE TIME teve acesso a algumas das descobertas da empresa, enquanto a íntegra do documento será divulgado somente na semana que vem, durante o Mobile World Congress (MWC), em Barcelona.

De acordo com a Ericsson, de maneira geral, ao redor do mundo, cerca de dois terços do tráfego móvel se concentra em cinco apps. O Facebook lidera em todos os países pesquisados. É marcante também a presença de apps de streaming de vídeo entre os que mais geram tráfego, como NetFlix e YouTube, que estão entre os três primeiros nos EUA, por exemplo. Há também títulos locais, como o app de TV colaborativo AfreecaTV e o portal de busca Naver, ambos na Coreia do Sul.

O tráfego de vídeo deve dominar o crescimento da demanda por dados nas redes móveis até 2020. Nos próximos seis anos, o volume de dados de apps de vídeo vai aumentar em média 45% ao ano, o que representa um aumento 17 vezes maior que nos últimos seis anos.

Segundo a Ericsson, ao fim do ano passado havia 2,7 bilhões de smartphones no mundo. Houve um aumento de 800 milhões em comparação com dezembro de 2013, quando havia 1,9 bilhão. Outro dado importante: no quarto trimestre de 2014 pela primeira vez o LTE (4G) liderou em quantidade de adições líquidas de novas conexões móveis no mundo, com 110 milhões.

 

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