O Twitter (Android, iOS) anunciou o lançamento de seu primeiro produto pago. O recurso, chamado Super Follow, permite aos usuários cobrarem uma taxa mensal dos seguidores assinantes pelo acesso a conteúdo exclusivo, como vídeos, ofertas e descontos. O Twitter não detalhou a porcentagem da receita que dividiria com os perfis.
Outra novidade apresentada pela rede social foi o Spaces, um possível futuro concorrente do Clubhouse, que permite aos usuários participarem de bate-papos em áudio. O produto está atualmente em fase de teste beta privado. Não é a primeira vez que o Twitter experimenta a troca de mensagens por voz. Em junho de 2020, a rede social lançou para um grupo seleto um recurso para a gravação de trechos de áudio para anexá-los nos tuites. E, em setembro, foi a vez do início dos testes de envio de mensagem de voz por mensagem direta (DM, na sigla em inglês).
O Twitter também anunciou o Comunidades, um produto que parece projetado para competir com grupos do Facebook, mas também provavelmente fornecerá às redes Super Follow um lugar para interagir com criadores de conteúdo.
Eles também compartilharam os primeiros detalhes sobre um “modo de segurança”, que permitirá aos usuários bloquear automaticamente e silenciar contas abusivas.
Os recursos foram apresentados para investidores, mas ainda não têm previsão de lançamento.
Análise
Ao começar a apresentação virtual para investidores, o CEO do Twitter, Jack Dorsey, perguntou: “Por que não começamos explicando o motivo pelo qual as pessoas não acreditam em nós”. E respondeu: “Tudo se resume a três críticas: somos lentos, não somos inovadores e não somos confiáveis.”
O Twitter, dentro do universo das principais redes sociais, talvez seja a única que mais se manteve fiel ao seu produto e com poucas novidades ao longo de 15 anos de existência.
Mas as pressões por parte dos investidores da empresa, e de seus usuários também, eram grandes para que o Twitter lançasse um modelo baseado em assinatura. Esse modelo, de toda forma, permitirá à rede de microblogs acessar uma receita nova e não disputará o mercado de publicidade contra Facebook e Google.
A introdução de paywalls no feed do Twitter pode mudar a mecânica do seu serviço. O Twitter tem sido bastante conservador ao longo dos anos criando recursos destinados a seus usuários comuns. Agora, com recursos focados no criador de conteúdo, dentro de uma rede que é o lar de tantos deles, o serviço pode ser um sucesso e desbancar algumas plataformas que existem nos Estados Unidos, como a Patreon, que surgiu justamente para monetizar criadores de conteúdo na ausência de um player mais consistente.