O Brain, braço de inovação da Algar Telecom, e a venture FCJ Group se juntaram para criar um framework focado em inovação e desenvolvimento de negócios. Batizada como Sinapse, a iniciativa tem como objetivo apoiar empresas em sua jornada de transformação de negócios no Brasil.
Ou seja, a ideia é conectar grandes empresas a startups para gerar novos negócios ou soluções e usar as expertises dos parceiros, uma vez que o Brain é um instituto de ciência e tecnologia da operadora focado em inovação e o FCJ uma venture builder que realizou mais de 50 operações e possui um portfólio com 300 startups que, juntas, têm R$ 2,4 bilhões de valuation.
A sua oferta de consultoria é baseada em duas frentes: Corporate Venture Builder as a Service, um serviço para conectar empresas a startups; e Corporate Venture as Spin-Off, para acelerar negócios em uma companhia, de dentro para fora.
As estratégias de desenvolvimento de negócios são divididas em quatro pilares:
- Estratégia;
- Validação;
- Go-to-Market;
- Crescimento.
Esses pilares são complementados pelos eixos de cultura e governança. O intuito desses pilares e eixos é dar o apoio do planejamento, à escala, inclusive com capacitação de executivos e melhoria da gestão.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA