As compras de cartão não-presente cresceram 18,4% ante 2017, um total de R$ 198,2 bilhões de volume transacionado. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) nesta terça-feira, 26, em um panorama do uso de meios de pagamentos em 2018 feito em parceria com o Datafolha.
Na pesquisa foi constatado que 78% dos consumidores fizeram compra online com o cartão de crédito. Dessas pessoas, 63% preferem comprar com o celular em plataformas de e-commerce; 35%, com desktops; 33%, com notebook; e 3%, com tablet.
Importante frisar que o volume de transações não-presente com cartão de crédito corresponde a 20,5% do volume total transacionado neste meio de pagamento, que foi de R$ 965,5 bilhões, crescimento de 14,6% ante 2017.
“Nossa industria é tecnologia. O brasileiro gosta de tecnologia. Basta ver o volume de compras na Internet”, disse Pedro Coutinho, presidente da Abecs e da Getnet. “Falando sobre a indústria financeira, não dá para olhar só para o banco. Você tem varejistas que tem muito mais cartões de crédito do que banco, com volumes maiores que bancos. A indústria financeira mudou a forma como atua”.