Além de lançar novos modelos de smartphones, o P30 e o P30 Pro, um Power bank, e novos fones de ouvido, a Huawei surpreendeu o público e apresentou um outro vestível, o Smart EyeWear, além de novos modelos para seus smartwatches. A empresa chinesa desenvolveu o EyeWear em parceria com a marca de óculos sul-coreana Gentle Monster. Ele está previsto para ser lançado ainda em julho deste ano.
Coube à Gentle Monster criar um design delicado e moderno para os óculos inteligentes da Huawei, sem que parecesse estapafúrdio demais, como acontecem com outros modelos no mercado. De acordo com o CEO da fabricante de óculos Hankook Kim, “um pequeno detalhe [no design] pode fazer toda a diferença”. Depois de apresentar uma série de imagens de óculos inteligentes já fabricados, Kim pergunta: “quantos de vocês usariam um desses dispositivos para encontrar amigos ou pessoas que amamos? Talvez eles tenham focado no ‘smart’ demais. Talvez eles tenham esquecido de que um smart eyewear é diferente de um smartphone ou de um smartwatch, que está no seu pulso. Um eyewear está no seu rosto. E, por isso, ele tem que ser elegante, refinado, delicado”, completou.
Quanto à parte tecnológica, os óculos não possuem botões, são resistentes à água e poeira de acordo com a certificação IP67. Dentro das hastes há uma antena, microfone duplo, chipset, bateria e duas caixas de som semi-abertas posicionadas perto da dobra, de modo a reduzir o vazamento de som. O vestível é o primeiro do mundo a usar a tecnologia NFC para recarga sem fio, a partir do case para guardar o óculos inteligente, proporcionando carregamento do dispositivo sem contato.
O Smart Eyewear possui redução de ruído com inteligência artificial, ou seja, mesmo com muitas pessoas conversando em volta é possível falar e ouvir sem interferência. Porém, até o momento, sua função se resume a ser um fone de ouvido fundido a um par de óculos de sol. Só que com estilo.
Vale destacar a ausência de uma câmera no óculos inteligente da Huawei. A presença de uma câmera foi um dos pontos mais polêmicos e que provocaram o fracasso do Google Glass, anos atrás: muita gente não queria ficar perto de quem usava o acessório, com receio de estar sendo filmada ou fotografada.
Relógio inteligente
Richard Yu, CEO da Huawei de Consumer Business Group, também apresentou as novas versões do Huawei Watch GT. Seu modelo de 42mm (Elegant) tem uma semana de bateria contínua e a de 46mm (Active), duas semanas (com o uso diário, as funções de frequência cardíaca, de sono e notificações ativadas, além de 90 minutos de exercício por semana), garante a empresa. Entre as novidades, está o novo modo triatlo, que funciona com os treinos de natação em mar aberto, corrida ao ar livre e ciclismo. O dispositivo resiste 50 metros de profundidade
Os relógios inteligentes estão disponíveis nas cores, turquesa e vermelho (46mm) por 249 euros, e branco e preto (42mm) por 229 euros.