A Microsoft confirmou a compra da norte-americana Affirmed Networks nesta quinta-feira, 26. A empresa adquirida atua com nuvem-nativa e virtualização para rede móveis, inclusive 5G. Na prática, a aquisição marca a entrada dos serviços de nuvem na quinta geração da Internet móvel, como relatou Yousef Khalidi, vice-presidente corporativo da Azure.
“As gerações anteriores de redes móveis foram construídas com base no hardware. Nós acreditamos que a inovação em software, a disponibilidade e o uso amplo de plataforma de cloud computing, como o Microsoft Azure, podem ajudar as operadoras na instalação e preservação das redes 5G e de seus serviços, de maneira mais eficiente, rápida, segura e com menos custos”, disse Khalidi, em mensagem publicada no site da Microsoft.
O CEO da Affirmed, Anand Krishnamurthy, afirmou que a tecnologia de sua empresa ajudará a acelerar o momento de instalação do 5G entre seus clientes. Com presença em 76 países, a companhia dirigida por Krishnamurthy tem mais de 100 clientes, como Vodafone, AT&T, Orange, Turkcell e SoftBank.
Vale dizer, o anúncio da compra pela Microsoft ocorre um dia após Krishnamurthy assumir oficialmente o cargo. Ele substituiu Hassan Ahmed, antigo CEO e fundador da firma, que passou para o comando do conselho. De acordo com o Crunchbase, a Affirmed angariou US$ 155 milhões em rodadas de investimentos nos seus dez anos de atuação.
Informações sobre a operação e os valores da aquisição não foram compartilhadas.