A Sol está desenvolvendo agentes de inteligência artificial que vão conversar com produtores rurais no WhatsApp, com o objetivo de otimizar a operação e melhorar a gestão de recursos no campo.
Esses agentes são alimentados previamente com dados de manuais de máquinas rurais e também com regras de apólices de todas as grandes seguradoras. Além disso, no processo de onboarding de cada produtor rural, são adicionadas informações sobre sua fazenda, incluindo suas máquinas. Os dados captados por equipamentos de telemetria, como sensores e estações meteorológicas, também são enviados para o agente, assim como o mapa de chuva da região e outras informações públicas sobre o clima.
Todos esses dados são tratados continuamente e apresentados na forma de um painel online ou podem ser consultados através de um agente virtual dentro do WhatsApp pelo produtor rural.
“O agente entrega a informação de maneira que o produtor entenda”, afirma Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, em conversa com Mobile Time.

Rodrigo Oliveira, CEO, Sol
O agente pode ser configurado para fornecer relatórios específicos e alertas. Ele pode, por exemplo, lembrar o produtor quando é necessário realizar alguma manutenção preventiva ou lavagem de cada máquina, seguindo os requerimentos recomendados pelo fabricante e/ou exigidos pela seguradora. Também pode verificar se funcionários estão usando os equipamentos de proteção individual (EPI) no trabalho: isso é realizado através de pergunta diretamente no WhatsApp do colaborador, junto com a solicitação de envio de uma selfie.
O agente também pode informar quando é a melhor hora para comprar ou vender insumos e determinados equipamentos.
A solução foi desenvolvida usando o Amazon Bedrock, na AWS.
Modelo de negócios e lançamento dos agentes de IA da Sol
O agente poderá ser contratado para prestar diferentes serviços, como otimização operacional e gestão de campo. E será cobrada uma mensalidade pelo seu uso.
Além dos produtores rurais, a Sol prevê a adoção por bancos e seguradoras que atendam produtores rurais, para melhorar o score de crédito e o cálculo do valor do seguro, com base em dados atualizados da produção e dos equipamentos de cada fazenda.
Os agentes de IA da Sol estão em fase final de testes e a previsão é de que o lançamento comercial ocorra no fim de março, durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, informa Oliveira.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA