A tecnologia Visa Data Only (VDO), que permite a troca de informações entre comércio e emissores de forma mais assertiva e ágil, cresceu nove vezes entre março e setembro de 2024 no Brasil. Atualmente, mais de 160 mil comércios brasileiros utilizam o VDO. A solução é utilizada por parceiros comerciais como iFood, Bemobi e Cielo.

A ferramenta da Visa permite que emissores tenham dados originados dos comércios eletrônicos de forma proativa, como endereço IP, dados de identificação do dispositivo e se a compra é realizada por app ou navegador. E, por fim, recebem ainda o score de risco feito pela Visa. Com isso, é possível verificar a identidade do portador do cartão no momento da autorização, o que aumenta as chances de aprovação do pagamento.

Cases com Visa Data Only

O iFood utiliza o Visa Data Only e, em agosto de 2024, o delivery ultrapassou a marca de 100 milhões de pedidos por mês, um incremento de mais de 30% em relação ao mesmo mês de 2023. Entre as transações com credenciais Visa dentro do seu app, 25% passaram pelo VOD.

No caso da Cielo, a credenciadora usa a ferramenta da Visa em seus links de pagamento para lojistas e empreendedores. De acordo com a Visa, isso aumenta o volume de transações  e melhora a experiência. Entre outubro e dezembro de 2024, a Cielo identificou uma taxa de aprovação 13 p.p. maior em comparação às transações que não passavam pelo VOD.

E a Bemobi identificou um aumento de 13 p.p na taxa de aprovação em recargas das grandes operadoras do Brasil no último quadrimestre de 2024 na comparação com o mesmo período de 2023.

O VDO pode atuar junto com outras soluções como de gerenciamento automático de disputas e a proteção de credenciais através de tokenização.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!