A holding Meta atualizou sua Política de Privacidade e seus Termos de Serviço. A companhia informa que reescreveu e reformulou os textos para deixá-los mais claros, explicando como fornecem os seus produtos e como os dados coletados são usados. E reforça que não houve alteração no conteúdo. “Embora o texto esteja diferente, estas atualizações da Política e dos Termos não permitem à Meta coletar, usar ou compartilhar seus dados de novas maneiras”, escreve no blog da empresa Michel Protti, Chief Privacy Officer da Meta. As atualizações entram em vigor no dia 26 de julho e abrangem os aplicativos Facebook, Instagram e Facebook Messenger, entre outros produtos da holding.
Vale reforçar que o novo formato não inclui WhatsApp, Workplace, Free Basics, Messenger Kids ou o uso de dispositivos Quest (neste caso, sem uma conta no Facebook), já que esses aplicativos possuem suas próprias políticas de privacidade.
As mudanças acontecem a partir de feedbacks de especialistas em privacidade e dos usuários dos aplicativos, mas também por conta da grande pressão depois de uma série de escândalos, como o próprio caso Cambridge Analytica, quando 87 milhões de usuários da rede social tiveram dados compartilhados. Agora, o objetivo é facilitar a compreensão do texto e esclarecer as práticas de dados da empresa. Para tal, a Meta inseriu exemplos de uso.
A companhia citou as seguintes mudanças:
Reformulação clara: como já dito, a empresa reescreveu e redesenhou a Política de Privacidade de modo a torná-la mais compreensível e mais fácil para que as pessoas possam acessar os controles de gerenciamento de privacidade.
Controles atualizados: Meta adicionou mais detalhes sobre como a empresa usa e compartilha informações com terceiros, e inseriu novos controles para gerenciar quem pode ver as postagens das pessoas e os tópicos sobre os quais os usuários desejam ver anúncios.
Localização Central: A nova Central de Privacidade agora é compatível com a Política de Privacidade. Segundo a empresa, seu acesso é mais fácil pois está junto com as ferramentas de privacidade Meta.
Na prática, Meta dividiu por tópicos o texto da Política de Privacidade. Entre eles: Quais informações coletamos?; como usamos suas informações?; como suas informações são compartilhadas com Produtos da Meta ou com Parceiros Integrados?; Como compartilhamos informações com Parceiros, fornecedores, provedores de serviços e terceiros?; e Como você pode gerenciar ou excluir suas informações e exercer seus direitos?
Por exemplo, em “Quais informações coletamos?”, a empresa apresenta um vídeo (com legendas em português) e textos que explicam que os dados coletados são de diferentes fontes. Entre elas, as atividades nos aplicativos da Meta. Ou seja, criar conteúdo – publicações ou comentários –, curtir fotos no Instagram ou jogar no Meta Quest 2, comprar algo no marketplace são atividades que geram dados para a empresa.
Mas há também aqueles dados compartilhados por outras empresas com a Meta. São informações de seus usuários quando estão em seus sites, ou até mesmo em um ambiente offline, ao cadastrar em uma loja o email para ganhar recompensas, por exemplo. Neste caso, essas empresas podem compartilhar anúncios, promoções por meio dos apps da Meta a esses usuários.
Meta também atualizou novas maneiras de gerenciar os anúncios que o usuário vê. Recentemente, a empresa unificou os controles de Tópicos de anúncios e Categorias de interesse em um controle que pode ser acessado no Facebook e Instagram. Agora, as pessoas podem, em um só lugar, configurar as preferências por tópicos de anúncios que reflitam as categorias de direcionamento por interesse que os anunciantes usam para alcançá-las e o conteúdo que podem ver em um anúncio.