A Meta se comprometeu a não usar dados de publicidade dos concorrentes para seu serviço de anúncios no Facebook, segundo comunicado da Competition and Markets Authority (CMA), autoridade reguladora antitruste do Reino Unido, divulgado nesta sexta-feira, 26. A big tech está sob investigação, desde junho de 2021, por práticas que possivelmente dão vantagem sobre seus concorrentes.

A CMA constatou que dados de anúncios de empresas que usam os serviços de publicidade da Meta são usados pela companhia para desenvolver e melhorar os seus próprios produtos, que concorrem com esses clientes de publicidade.

Os dados derivados da interação dos usuários com anúncios no Facebook, por exemplo, podem fornecer à Meta informações se uma pessoa está interessada em um determinado produto, como um tênis. Isso faz com que sejam exibidas listas de tênis para o mesmo usuário, quando abre o Facebook Marketplace, o serviço de classificados da rede social, lançado em 2016. O órgão argumenta que isso dá vantagem injusta à Meta, ao permitir que ela exiba itens mais relevantes no feed do Marketplace de seus usuários, enquanto anunciantes em outros lugares da plataforma não podem fazer isso.

Compromissos

Para corrigir as irregularidades apontadas pela CMA, a Meta propôs tomar medidas restringindo o uso de dados de anúncios para o desenvolvimento de produtos da Meta disponibilizados no Reino Unido que concorram com anunciantes. A big tech disse que implementará novos sistemas técnicos e orientará os seus funcionários nesse sentido.

A Meta também permitirá que os anunciantes optem que seus dados de publicidade não sejam usados para desenvolver o Facebook Marketplace.

Um curador de monitoramento será nomeado para supervisionar as mudanças técnicas e o treinamento. Eles fornecerão à CMA relatórios sobre a conformidade da Meta e relatarão quaisquer falhas.

A companhia se comprometeu a publicar uma declaração pública no seu código de conduta, que estabelece os padrões aos quais se sujeita e as expectativas de como os funcionários da Meta devem agir, e quais dados não devem ser usados para desenvolver ou melhorar produtos, dando transparência e clareza para as pessoas e empresas que usam seus serviços de publicidade.

Decisão

A visão preliminar da CMA é de que as propostas de Meta atendem suas preocupações. O órgão está com uma consulta aberta sobre os compromissos propostos pela Meta, que será encerrada em 26 de junho de 2023. Se eles forem aceitos, isso evitaria uma investigação potencialmente longa, levando a mudanças antecipadas. Nesta fase da investigação, a autoridade ainda não chegou a nenhuma conclusão de que a lei da concorrência tenha sido violada.

Segundo o órgão, a Meta é “de longe” o maior fornecedor de publicidade em display digital no Reino Unido, ganhando de 4 a 5 bilhões de libras com publicidade no Reino Unido, em 2021. Para a autoridade, reduzir o risco de a companhia explorar injustamente os dados para sua própria vantagem pode ajudar muitas empresas do país que anunciam lá.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!