A MC1, empresa de soluções de mobilidade e inteligência de mercado, desenvolveu e implementou soluções para aumentar e gerenciar as vendas da Vallée, laboratório farmacêutico da área de saúde animal. Com um investimento de R$ 1 milhão, a Vallée aumentou em 30% seu faturamento no ano passado, e espera chegar aos R$ 285 milhões em 2013.
A MC1 implantou duas soluções diferentes totalmente na nuvem: uma voltada para a equipe de vendas, e a outra, para a gestão da equipe. Os vendedores, que utilizavam antes a plataforma PalmOS, usam agora tablets Android com um software capaz de fornecer todas as informações necessárias, como histórico de compra do cliente e estoque, para atender mais de 5 mil pontos de venda, enquanto os gestores têm disponível todo o planejamento e desempenho das vendas na web e em tablets.
“Além de ter aumentado seu faturamento, a Vallée reduziu a equipe de vendedores de 130 para 75. Esse ganho de eficiência não veio apenas com a migração dos antigos equipamentos para tablets, mas decorreu de todo o planejamento do processo de negócios”, diz Júlio Fábio Chagas, diretor de estratégia e marketing da MC1. Além dos vendedores, a modernização do sistema contemplou 16 gerentes e 50 promotores da área comercial.
As duas empresas estão desenvolvendo um projeto de Business Intelligence (BI) com foco na nuvem e em big data, de forma que possam captar informações para análise do mercado e melhoria nos desempenhos das vendas. “A Vallée será nosso piloto nesse projeto, e devemos lançar isso como um produto no primeiro trimestre do ano que vem”, diz Chagas.
As soluções da MC1 estão disponíveis para Android, Windows e na web, mas uma versão para iPad e iPhone deve ser lançada em janeiro de 2014. Atualmente, 24% dos 30 mil usuários da empresa utilizam o sistema Android.