Um banco de sangue envia mensagens de texto para o doador avisando quando a sua bolsa de sangue salvou uma vida. O programa que começou três anos atrás na cidade de Estocolmo, capital da Suécia, ganha força neste ano pela receptividade dos usuários nas redes sociais.
“A gente precisa se ajustar à sociedade de hoje”, afirma Karolina Blom Wilberg, gerente de comunicação do Blodcentralen, durante uma breve entrevista com MOBILE TIME por e-mail. “Nós precisamos tornar o assunto interessante o bastante para fazer as pessoas voltarem para cá. Essas mensagens SMS ajudam com isso”.
No entanto, Karolina afirma que a principal recompensa é o retorno dado ao doador, que passa a sentir-se como um verdadeiro herói, ao receber a confirmação que salvou uma vida. “Todo mundo quer ser um herói e todo mundo que doa sangue é um. Isto é uma prova que acontece em tempo real", conta. Na mensagem o texto diz: "Você (doador) contribuiu para curar alguém ou salvar uma vida”.
Um exemplo é o tuíte do sueco Robert Lenne em sua página no microblog. Na imagem do Twitter, o rapaz mostra a tela com dois SMS que avisam sobre o uso de seu sangue por pacientes nos dias 13 de janeiro e 26 de maio.
Para o futuro, a gerente afirma que o Blodcentralen de Estocolmo deve olhar para novas tecnologias, em busca de outras formas de aumentar a quantidade de doadores e bolsas de sangue em seus estoques.