É cada vez mais comum mulheres buscarem inspiração para o que vão vestir em blogs do mundo fashion. Há inúmeras blogueiras de moda feminina espalhadas pela web, algumas com mais credibilidade e leitores que veículos tradicionais do setor. Mas nem sempre é fácil separar o joio do trigo e encontrar no Google quais delas, de fato, servem de referência para esse público. É com esse intuito que está sendo construído o Preadly, um aplicativo móvel (Android, iOS) que funcionará como um agregador internacional de blogs de moda. Uma curadoria própria está selecionando blogueiras inicialmente de três países: Brasil, Inglaterra e Dinamarca. O soft launch, previsto para julho, deve contar com 89 blogueiras brasileiras; 48 dinamarquesas; e 18 inglesas. Somente os blogs brasileiros somam juntos mais de 2 milhões de seguidores na web. Com o Preadly, ganharão um alcance ainda maior, na tela dos smartphones.

"Falta um filtro para saber quem são as melhores blogueiras de moda no Brasil. Talvez o SEO não seja tão bom, pois é difícil encontrá-las. É uma industria fragmentada. As blogueiras investem mais em fotografia dos produtos do que em SEO", comenta Inmaculada Martinez, CPO do Preadly. A seleção das blogueiras brasileiras está sendo feita pela ex-modelo e atual country manager da empresa no Brasil, Glenda Ritterling.

A proposta, porém, não é se limitar a conteúdo de moda, mas de estilo de vida em geral. Não haverá um controle e nem um direcionamento do conteúdo publicado nos blogs. Seus autores continuarão tendo autonomia e liberdade de produção. O conteúdo publicado em seus blogs será puxado e adaptado automaticamente para a visualização pelo aplicativo.

O feed principal vai apresentar conteúdo dos três países citados, mas o usuário, se quiser, poderá filtrar por língua ou nacionalidade. "As mulheres no mundo hoje querem as mesmas coisas. Não vamos criar barreiras para isso. E uma das promessa que fazemos às blogueiras é justamente trazer uma audiência internacional para elas", explica Inmaculada. Sua expectativa é ter cerca de 100 mil leitores do Preadly somente no Brasil ao fim do ano.

Modelo de negócios

Entre um post e outro serão inseridos anúncios nativos, que levarão em conta o conteúdo do que foi publicado, a partir de reconhecimento de imagem nas fotos e análise de tags. A cobrança será por clique. A receita será dividida com as blogueiras.

No longo prazo, a ideia é fornecer também dados valiosos sobre tendências de moda para as próprias marcas, com o intuito de colaborar no desenvolvimento de novos produtos, o que poderá constituir uma outra fonte de receita, aponta Inmaculada.

A Preadly pertence à Exponential, uma empresa de capital brasileiro e europeu cuja proposta é selecionar start-ups para investir e ajudá-las a alavancar seus negócios. Com escritórios no Rio de Janeiro e em Londres, a Exponential se descreve como uma "venture builder".