A Zenvia anunciou nesta quarta-feira, 26, a sua entrada oficial no Open Gateway da GSMA, o ecossistema aberto das operadoras via APIs. De acordo com a companhia, a ferramenta nasce em parceira e já integrada às três maiores operadoras do Brasil, Claro, TIM e Vivo.

A Algar Telecom deve entrar em breve.

Inicialmente, a companhia oferecerá três das 18 APIs que estão neste arcabouço:

  1. Verificação de identidade via rede móvel com dupla autenticação e sem intervenção do usuário;
  2. Validação de troca de chip para detectar qualquer alteração;
  3. Conferência de localização para garantir que as interações ocorram em regiões esperadas.

O objetivo de ofertar as APIs é reduzir a fricção na jornada do cliente, com menos etapas e aumento das camadas de segurança. Com isso, o público-alvo neste começo são bancos e varejistas que estão em conversas para realizar provas de conceito, como validação de identidade em financeiras e proteção contra furtos em comércio eletrônico.

O modelo de negócios da Zenvia no Open Gateway é baseado em orquestração e custo de requisição (chamada) da API, mas pode ser escalado de acordo com o volume da requisição.

Em resposta enviada a Mobile Time, a companhia explicou que apenas essas três APIs estão padronizadas por Vivo, TIM e Claro. Portanto, a expansão para as outras APIs depende da unificação de serviços das operadoras. Vale lembrar, o Brasil iniciou e segue sua jornada no Open Gateway com APIs mais focadas em combate à fraude.

Imagem principal: Arte de Nik Neves para Mobile Time