Apenas 12% das organizações utilizam IA (Inteligência Artificial) de forma que isso gere uma vantagem competitiva no mercado. A maioria, 63%, ainda está fazendo experimentos com a tecnologia. Os dados são de uma pesquisa internacional da Accenture divulgada nesta terça-feira, 26.
Um índice, que vai de 0 a 100, mede o grau de maturidade na utilização de IA entre empresas. Ele calcula de que forma essas organizações usam recursos de IA ao seu favor, tanto em tecnologia quanto em estratégia organizacional. O levantamento considerou 1.176 companhias, entre 16 setores, em 15 países, incluindo o Brasil.
Maturidade
A média de maturidade geral é de 36 pontos. Aquele grupo que já usa IA para superar concorrentes, 12% do total, alcançou quase o dobro, 64 pontos. Essas empresas apresentam um crescimento de receita 50% maior em relação às outras.
Mais da metade das organizações (63%) ainda faz experimentações com IA. 12% chegam aos 44 pontos – possuem recursos fundamentais maduros que excedem suas estratégias de IA, segundo a pesquisa. Outros 13% alcançam 50 pontos, o que indica maturidade, mas há uma dificuldade em operacionalizar estratégias de IA.
Entre os setores com maior grau de maturidade por ordem de decrescente, estão o tecnológico, automotivo, o aeroespacial e o de defesa. Já aqueles que menos conseguem integrar IA ao negócio são o bancário, o de mercado de capitais, o de assistência médica, o de bens de consumo e o de serviços.
Previsões
Segundo análise da pesquisa, as montadoras e fornecedoras de peças automotivas são o setor que deve apresentar um aumento mais intenso no uso de IA até 2024, devido à crescente venda de veículos autônomos. Eles devem passar de 39 para 57 pontos, acima dos 54 que hoje o setor de tecnologia, o mais avançado, possui. Empresas de varejo também devem saltar de 38 para 54 pontos, nos próximos anos.
No ano passado, 19% de todas as empresas usaram mais de 30% do orçamento de tecnologia em IA. A previsão é que, até 2024, metade (49%) das companhias façam isso. Nesse mesmo período, calcula-se que 27% delas terão plena capacidade de usar IA para levar vantagem competitiva sobre seus concorrentes, elevando a média geral de 36 para 50 pontos.
O estudo também destaca que, quando líderes de empresas falaram sobre IA em suas conferências de resultados, em 2021, elas tiveram 40% mais chances do preço de suas ações aumentar. Em 2018, esse valor era 23%, mostrando que o uso de IA é um fator cada vez mais valorizado no mercado financeiro.