Abecs, Abranet e Abipag se uniram para criar a Confederação Nacional das Empresas de Meios de Pagamento (CNP). Juntas, as associações representam 120 empresas do ecossistema composto por instituições financeiras, bancos digitais, fintechs, adquirentes, bandeiras, emissores de cartão, marketplaces, fornecedores de tecnologia e equipamentos, entre outros.
Com o propósito de representar o ecossistema perante o regulador, órgãos públicos, mercado e demais níveis da sociedade, a CNP pretende defender a livre competição e garantir simetrias concorrenciais do setor.
A confederação aposta no modelo atual do sistema de meios de pagamento, com diferentes atores na cadeia de valor da indústria. A CNP acredita que isso garante benefícios para o consumidor e para o mercado – como inclusão financeira e digital, segurança, inovação e acesso a crédito.
O primeiro diretor-presidente da entidade é Giancarlo Greco (foto acima), presidente da Abecs. Os vice-presidentes são Carol Conway, presidente da Abranet, e Vinícius Carrasco, diretor-executivo da Abipag. A CNP terá diretorias rotativas e novas eleições serão convocadas a cada dois anos.