A Epic Games anunciou nesta sexta-feira, 26, uma reviravolta em sua estratégia de jogos móveis, com o retorno do seu principal jogo às lojas de apps. O Fortnite voltará para a App Store da Apple na União Europeia e a loja Epic Games Store estará dentro da Google Play globalmente.

Nesta volta aos marketplaces, a Epic Games cobrará dos desenvolvedores taxa de pagamento (store fee) de 12% e 0% para jogos de terceiros. A companhia também confirmou que os seus jogos móveis vão para a AltStore para dispositivos iOS na União Europeia.

Também espera que outras duas lojas recebam suas propriedades intelectuais.

Epic Games e a competição justa

A empresa reforçou que esse movimento acontece após:

Vale lembrar, outras companhias também estão se beneficiando da abertura do mercado móvel. A Microsoft anunciou a sua loja de jogos móveis a partir desse mês de julho e a Antstream já lançou suas loja de games retrô na App Store.

A disputa continua

Por outro lado, a Epic Games confirmou nesta sexta-feira que vai tirar o Fortnite da loja da Samsung, a Galaxy Store. Esse movimento acontece em protesto às práticas que considera anticompetitivas de bloqueio do sideloading (transferência de apps Android) nos handsets Galaxy por padrão; assim como as revelações obtidas no processo norte-americano que demonstram propostas em andamento do Google à Samsung para restringir a concorrência no mercado de distribuição de aplicativos Android.

Além disso, a Epic Games levará o Fortnite e outros jogos próprios para outras lojas mobile. Com isso, a companhia informa que vão terminar com as parcerias de distribuição com lojas de celulares que consideram como “cobradoras de aluguel” que não permitem uma “competição de forma robusta”. Mas não informou quais seriam essas lojas.

Imagem principal: Campanha que a Epic Games encabeçou em 2021 (divulgação)