A proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas tornaram o Brasil um mercado atraente para a SOASTA, empresa que provê uma solução de testes de performance de apps e sites móveis. A companhia recebeu recentemente um aporte de US$ 30 milhões que será destinado à sua expansão internacional e o Brasil é um dos mercados-chave para a companhia, que espera um crescimento significativo do tráfego móvel durante esses eventos esportivos. "Temos alguns parceiros na América do Sul que vendem nossas soluções e cerca de meia dúzia de clientes no Brasil. Queremos crescer mais", diz Peter Galvin, vice-presidente de marketing da SOASTA, em entrevista por telefone para MOBILE TIME.
Redes varejistas de grande porte estão entre os principais clientes da empresa hoje. Segundo o executivo, nove dos dez maiores players de e-commerce no mundo testam seus sites e apps móveis com a sua solução. Os testes de performance em mobilidade estão se tornando essenciais para quem trabalha com m-commerce. A demora em abrir uma página em um celular ou tablet pode significar a perda de uma venda. No caso da SOASTA, a empresa tem acordos com servidores localizados em diversas partes do mundo para simular milhares de acessos simultâneos a um site ou app móvel e avaliar o resultado. "Problemas de performance são o ponto que mais gera reclamações dos consumidores, especialmente quanto à demora. É preciso verificar se o app vai funcionar bem em qualquer condição. Não pode demorar mais que três segundos para fechar uma transação, por exemplo", comenta Galvin.
Segundo a companhia, dispositivos móveis respondem por algo entre 15% e 30% do tráfego nos sites dos maiores varejistas do mundo e por aproximadamente 20% da receita gerada por eles com vendas digitais. Seus clientes varejistas, por exemplo, somam US$ 129 bilhões em receita por ano, dos quais US$ 26 bilhões provêm de dispositivos móveis.
A SOASTA trabalha com o mercado corporativo, realizando testes móveis não apenas para varejistas, mas também para seguradoras, bancos e empresas de vários outros ramos. De acordo com Galvin, todas as empresas com as quais conversam têm algum projeto em mobilidade, mas muitas ainda não entendem a importância de realizarem testes de performance antes do lançamento. Uma das vantagens é verificar se soluções na nuvem fornecidas por parceiros atenderiam bem em cenários de pico.
Além do teste de desempenho, a companhia oferece testes funcionais automatizados, que consistem em verificar se os gestos e cliques em um app estão proporcionando o resultado desejado pelo desenvolvedor.
O mercado de soluções para desenvolvedores móveis é tema da matéria de capa da revista TELETIME de agosto, que circulará no fim do mês.