Os brasileiros são os consumidores mais interessados no uso de biometria para pagamentos online, informa pesquisa realizada pela Idemia com 2,8 mil pessoas em 11 países (África do Sul, Austrália, Brasil, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália e Reino Unido). 54% dos brasileiros estão interessados em utilizar biometria para pagamentos online, enquanto a média global é de 37%. Depois do Brasil, o mercado com maior interesse nessa funcionalidade é a Itália (43%).
Quando se trata de usar a biometria para pagamentos em estabelecimentos físicos, a liderança fica com a África do Sul (46%), enquanto o Brasil aparece em quarto lugar empatado com a Índia (43%), ainda acima média global, que neste caso é de 36%.
A proporção de brasileiros dispostos a adotar essa tecnologia para outras aplicações é a seguinte: desbloqueio do celular (65%); abrir portas de escritórios (23%); abrir a porta de casa (27%); assinaturas de contratos (18%). Em todas elas, os brasileiros ficam acima das médias mundiais apuradas pela pesquisa. No caso específico de abertura de portas residenciais, o Brasil lidera.
Na média global, 74% dos entrevistados têm uma percepção positiva sobre o uso de biometria digital. No Brasil, esse percentual é de 90%, ficando em segundo lugar entre os 11 mercados pesquisados, atrás apenas da Índia (94%).
Apenas 10% dos entrevistados nos 11 países disseram que não gostariam de usar biometria para nada. O Brasil é o país com a menor rejeição à tecnologia: 3%.