A Autoridade de Proteção de Dados da Holanda (Dutch DPA, em inglês) multou a Uber (Android, iOS) em 290 milhões de euros por transferência de dados pessoais de motoristas de táxi para os Estados Unidos sem as devidas proteções.

A DPA acusou a empresa de não utilizar ferramentas de transferência que garantiriam a proteção dos dados, o que seria uma violação “muito grave” do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR, na sigla em inglês), da União Europeia.

Entre os dados coletados, estão detalhes de contas e licenças de táxi, dados de localização, fotos, detalhes de pagamento, documentos de identidade e, em alguns casos, até registros criminais e médicos dos motoristas.

Uber vai recorrer

A DPA holandesa iniciou a investigação após a Liga dos Direitos Humanos da França ter apresentado uma queixa à DPA francesa em nome de mais de 170 motoristas franceses.

A DPA holandesa disse que a Uber iria recorrer da multa.

Esta é a terceira vez que a Uber é multada pela Autoridade de Proteção de Dados. A primeira foi de 600 mil euros, em 2018, e a segunda de 10 milhões de euros, em 2023, esta última contestada pela empresa.